C I C L O
“OS PORTUGUESES AO ENCONTRO DA SUA HISTÓRIA”
Historial
O CNC organiza há cerca de 20 anos este ciclo de viagens com regularidade mais ou menos anual, que procura ir ao encontro dos vestígios deixados pelos portugueses dos séculos XVII e XVIII pelo mundo fora, realizando na actualidade novas formas de relacionamento com base nessa história comum. Trata-se de descobrir múltiplas dimensões da herança cultural portuguesa que se perpetuam em países tão diferentes como a Índia (onde o grupo de CNC se deslocou em 1985 e 1986), Marrocos (1986 e 1987), China, Tailândia, Birmânia e Singapura (1987), Brasil (1989), Japão (1992), Indonésia e Timor (2001), São Tomé, Benim, Senegal e Cabo Verde (2004) e Brasil (2005).
Estas viagens, que são verdadeiras embaixadas culturais, dão origem a novos laços e projectos, ficam os documentários para a televisão e os Diários de Viagem, sempre da autoria de um artista plástico e de um escritor e/ou historiador. Como convidados do CNC, já acompanharam estas viagens, entre muitos outros, Siza Vieira, Hermano Saraiva, Jorge Borges de Macedo, Teodoro de Matos, Lagoa Henriques e Agustina Bessa-Luís, Júlio Pomar, José Eduardo Agualusa, Inês Pedrosa e João Queiroz.
Fica também a série de guias Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado cuja produção o CNC iniciou em 2002, que pretendem relembrar e aprofundar as ligações históricas e culturais entre Portugal e as diversas regiões do mundo por onde passaram descobridores lusitanos, relatar de uma forma cuidada e precisa, leve e interessante o cruzamento entre povos bem distintos entre si, bem como “trilhar” de novo os itinerários deixados pelos portugueses e os europeus que se cruzaram por essas regiões.
Nestas embaixadas aproveitamos para promover contactos com autoridades políticas e administrativas e com instituições e personalidades culturais e artísticas locais, com o objectivo de aprofundar e dinamizar relações, procurando, através do reencontro de sinais vivos da nossa história, as fontes para um relacionamento futuro igualmente intenso com os povos que visitamos.
Em Setembro de 2004, visitámos a Costa Ocidental de África, de Cabo Verde a São Tomé, procurando captar impressões e vestígios dos movimentos, sociais, económicos e culturais que, no passado como na actualidade, marcam o ritmo do relacionamento dos povos continentais com os povos que habitam os dois arquipélagos que colonizámos, movimentos que influenciámos de forma decisiva.
Em 2005, foi um regresso ao Brasil para visitar Salvador da Bahia, Recife, Olinda, São Luiz do Maranhão e Belém. Nestes locais contactamos com a herança portuguesa através de património edificado, mas também seguimos os passos do Padre António Vieira. Jesuíta, missionário, diplomata, político, Vieira atravessou quase todo o século XVII e deixou um contributo grandioso à língua portuguesa e à cultura luso-brasileira.
S. Francisco Xavier, Goa e Cochim
A arte indo-portuguesa, as raízes do hinduísmo, as fontes da cultura indo-europeia cruzam-se com a fecundidade de uma das regiões do mundo, a Índia, que conhece maior desenvolvimento no mundo contemporâneo. De 30 de Novembro a 10 de Dezembro decorreu a viagem do ciclo “Os Portugueses ao Encontro da Sua História”, Índia – 2006, com passagem por Bombaim, Goa e Cochim. Para assinalar os cinco séculos do nascimento de S. Francisco Xavier (1506-1552) – “o Senhor de Goa”, referência comum de uma comunidade de várias culturas e religiões – e para visitar pontos significativos da presença portuguesa no subcontinente indiano, a embaixada cultural do Centro Nacional de Cultura pôde cumprir um programa de contacto com um património cultural de grande riqueza, ponto de encontro de influências diferentes e repositório de uma espiritualidade ímpar. O CNC realizou esta viagem em parceria com o CEPCEP – Centro de Estudos dos Povo e Culturas de Expressão Portuguesa, da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Presidência do Conselho de Ministros. A visita foi guiada pela Drª Silvana Pires, da Universidade Nova de Lisboa. O escritor Almeida Faria e a artista plástica Bárbara Assis Pacheco realizarão a obra que publicaremos, como habitualmente, sobre esta iniciativa.
São Paulo, os Bandeirantes e Colónia do Sacramento
Entre 31 de Agosto e 11 de Setembro de 2007, este ciclo foi dedicado à fundação de São Paulo, os Bandeirantes e Colónia do Sacramento.
São Paulo, a Foz do Iguaçu com as suas famosas cataratas, Encarnacion e Trinidad, as Reduções do Paraguai e as missões no Brasil fizeram parte de um aliciante percurso com passagem por Buenos Aires.
Para mais informações, contactar:
CENTRO NACIONAL DE CULTURA
R. António Maria Cardoso, nº 68 | 1249-101 Lisboa
Tel: 213 466 722 | Fax: 213 478 654
E-mail: hserra@cnc.pt