Lançado no presente ano letivo, este projeto-piloto é apoiado pelo programa CIDADANIA ATIVA, conta com a parceria da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e o apoio da Faculdade de Motricidade Humana.
As aulas decorrem na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha e participam crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos com deficiência visual.
O projeto abrange Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, instrumento, Musicografia Braille, Estágio coral em formato de workshop integrado na disciplina de Coro e desenvolvimento de competências psicomotoras para a aprendizagem da Música.
Sendo a música uma arte acessível a todos, esta iniciativa incita à partilha plena destes alunos com colegas de visão normal, promove competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente e atenua desigualdades no acesso à informação e à cultura.
As mais-valias desta iniciativa incluem ainda a criação de uma biblioteca de partituras em braille e de um Manual de Boas Práticas nesta área.
A entrada é livre e faz-se pelo Largo do Picadeiro, nº 10, 1º andar.