Iniciamos a nossa visita no Bairro Alto de São Roque, nome que deriva da urbanização dos terrenos descampados que ficavam fora dos muros da cerca Fernandina, e junto dum campo onde existiu um cemitério de pestíferos.
Foi este o local cedido para edificar uma ermida, especialmente construída para colocar a Relíquia de São Roque que, a pedido do rei D. Manuel I à Senhoria de Veneza, chegou a Lisboa em março de 1506.
São Roque – protetor contra a peste – tornou-se padroeiro dos inválidos, cirurgiões, barqueiros, carpinteiros de machado, e a difusão do seu culto, sobretudo em tempos de epidemias e pandemias, atingiu uma escala mundial, sendo-lhe erguido ermidas, capelas, oratórios e igrejas, com celebrações e festas públicas, algumas das quais, chegaram aos nossos dias.
Desde o Bairro Alto até ao Arsenal da Marinha, iremos visitar alguns dos edifícios fundamentais para conhecermos o culto e devoção de São Roque em Lisboa.
Guia: Helena Gonçalves Pinto
Horário: 10h00
Duração: manhã
Limite: 25 pessoas
Local de encontro: Largo Trindade Coelho
Passeios em Lisboa ½ dia
Percursos realizados a pé.
Inclui recurso a audio-guia (que permite que os participantes oiçam o/a guia devidamente distanciados), viseira para o/a conferencista e máscaras para os participantes.
RESERVADOS A SÓCIOS DO CNC