A Presidente do Centro Nacional de Cultura, Professora Maria Calado, e a Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Dra. Carla Salsinha, assinaram, no dia 10 de novembro, um protocolo que visa a sua mútua colaboração tendo em vista o desenvolvimento do projeto Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo, com o objetivo de promover uma maior fruição do referido itinerário cultural por parte de turistas, visitantes e peregrinos, na área geográfica da Região de Lisboa, nomeadamente nos territórios dos municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.
Através do protocolo ora firmado, o Centro Nacional de Cultura assume o compromisso de desenvolver e implementar até ao final do presente ano, os seguintes produtos:
– Criação de uma Aplicação (APP) para dispositivos móveis, bilingue, a ser
disponibilizada gratuitamente na App Store e Google Play. A aplicação terá toda a informação que os caminhantes e peregrinos precisam para realizarem o Caminho do Tejo, conectarem-se com a essência dos lugares e vivenciarem a cultura e a beleza do território de forma autónoma e segura.
– Reorganização do website www.caminhosdefatima.org em nova plataforma e otimização da estrutura, da arquitetura de informação, usabilidade e cumprimento das regras de acessibilidade web, de modo a atualizar e valorizar o Caminho do Tejo e sua cartografia.
– Criação de Roteiro no formato PDF, em três línguas (Português, Inglês e Espanhol), a disponibilizar nos websites caminhosdefatima.org e pathsoffaith.com, para download, impressão e/ou leitura.
Apresentará, de forma sistemática, ampla e gratuita, informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais.
– Produção de materiais promocionais do Caminho do Tejo, nomeadamente Folheto informativo, Marcador de Livros e Postal, com conteúdo em braille.
– Nova produção da Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima, a ser distribuída em alguns dos principais pontos de relação com os Caminhos de Fátima (albergues, postos de turismo, entre outros).
Os Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima. Proporcionam a quem os percorre uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais.
Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.
Desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projeto e proprietária da respetiva marca), estes Caminhos são implementados em parceria com múltiplas instituições – autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas – e em articulação com o Santuário de Fátima.
Saiba mais em www.caminhosdefatima.org
A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa é uma pessoa coletiva de direito público, de natureza associativa que tem como missão a valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da Área Regional de Turismo de Lisboa, bem como a gestão integrada do destino no quadro do desenvolvimento turístico regional.
Constituem atribuições da ERT-RL, entre outras, assegurar o levantamento da oferta turística regional e sub-regional e a sua permanente atualização e a realização da promoção da região no mercado interno alargado compreendido pelo território nacional e transfronteiriço de Espanha, bem como organizar e difundir informação turística, mantendo e ou gerindo uma rede de postos de turismo e de portais de informação turística, dinamizar e potenciar os valores turísticos regionais e sub-regionais e monitorizar a oferta turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do sector.
O Centro Nacional de Cultura é uma Associação Cultural de utilidade pública que, através de atividades muito variadas e dirigidas a um público diversificado, tem como grandes linhas de ação a defesa, divulgação e valorização do património cultural, com base numa noção integrada do território, comunidade, ambiente, património e turismo. Desenvolve itinerários culturais temáticos, destinados a visitantes nacionais e estrangeiros, incluindo os Caminhos de Fátima, no âmbito dos quais se integra o Caminho do Tejo, sendo a instituição titular do projeto e proprietária da respetiva marca.