ESPÓLIO DE EDUARDO LOURENÇO, SITE OFICIAL E OBRAS COMPLETAS DESTE AUTOR
O Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Fundação EDP, está envolvido, desde 2008, no projeto de inventariação e catalogação do espólio de Eduardo Lourenço, na Biblioteca Nacional de Portugal e coordena o site www.eduardolourenco.com.
Desde 2017, passou igualmente a coordenar o projeto das suas Obras Completas, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
POEMS FROM THE PORTUGUESE
O CNC, em colaboração com Ana Hudson, lançou e mantém desde 2011, o site www.poemsfromtheportuguese.org, com o objetivo de dar a conhecer a novos leitores, nomeadamente ao público anglo-saxónico, poetas portugueses traduzidos para a língua inglesa. Atualmente, conta com 59 poetas que publicaram poesia no século XXI.
PRÉMIO EUROPEU HELENA VAZ DA SILVA PARA A DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL
Prémio de consagração, anual (desde 2013), promovido pelo Centro Nacional de Cultura com a colaboração da Europa Nostra com o objetivo de reconhecer e premiar a excelência de trabalhos na área da Cultura e do Património, promovendo a criação jornalística e incentivando a uma melhor qualidade no tratamento de informação cultural, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural contribui para uma cidadania mais ativa, informada e responsável. As candidaturas são apreciadas e selecionadas por um júri internacional.
Receberam este prémio: 2013 Claudio Magris; 2014 Orhan Pamuk; 2015 Jordi Savall; 2016 Jean Plantureux e Eduardo Lourenço, ex aequo; 2017 Wim Wenders; 2018 Bettany Hughes; 2019 Fabiola Gianotti; 2020 José Tolentino Mendonça; 2021 Anne Teresa De Keersmaeker; 2022 Oksana Lyniv; 2023 Jorge Chaminé; 2024 Thomas Struth.
Oiça aqui os discursos dos premiados.
Este projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Turismo de Portugal e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
PORTUGAL VISTO POR ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS
O Centro Nacional de Cultura recolhe a opinião de escritores estrangeiros sobre Lisboa, nomeadamente os que participam no Disquiet e os distinguidos com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto mais amplo sobre esta temática em Portugal.
SER ARTISTA EM PORTUGAL
Ser Artista em Portugal é um projeto que visa promover um ciclo de conversas sobre arte em escolas com estudantes do terceiro ciclo, antes do momento da escolha das áreas de preferência, no secundário.
Organizado pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio da revista Egoísta, conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares.
Os intervenientes/convidados destas conversas, que terão lugar ao longo do ano, são artistas tão distintos como escritores, cineastas, músicos, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos, atores ou encenadores, que irão mostrar o seu trabalho, falar do seu percurso, promover a ideia de que alguém que opte pela via artística tem um percurso possível que pode ser de sucesso. [>> + info]