Estoril Sol relança Prémio Literário Revelação
em homenagem a Agustina Bessa-Luís
A Estoril-Sol volta a instituir, este ano, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem à grande escritora. O júri será presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.
O Prémio Literário Revelação, lançado no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, no valor de 25 mil euros, propõe-se distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos.
Mário Assis Ferreira, presidente da Empresa, considera que este novo Prémio “constitui um verdadeiro desafio para jovens escritores com potencialidades, e ainda desconhecidos, que poderão, assim, encontrar uma oportunidade única de verem o seu trabalho reconhecido publicamente, uma vez que está, à partida, assegurada a edição do romance vencedor”.
A edição do romance premiado, sob a égide de Agustina Bessa-Luís, resulta de um acordo entre a Estoril Sol e a Gradiva, que celebraram uma parceria para viabilizar este projecto.
O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís representa para Mário Assis Ferreira “mais um contributo na linha de tantos outros eventos culturais, artísticos e literários, com os quais nos identificamos, reforçando uma vocação que temos vindo a aprofundar “.
Este contributo, com o objectivo de dinamizar as Letras portuguesas, será lançado a par do Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, e cujo Júri foi presidido, nos últimos anos, por Agustina Bessa-Luís.
O Prémio Literário Fernando Namora, reservado a romances publicados, mantém-se em 2009, também com o valor de 25 mil euros, sendo o Júri igualmente presidido por Vasco Graça Moura.
A recepção de originais para a segunda edição do Prémio Literário Revelação terminará em 30 de Abril próximo, de acordo com um Regulamento que será divulgado em breve. Para o Prémio Literário Fernando Namora o prazo de recepção prolonga-se até 31 de Maio.