Notícias

Prémio EUROPA NOSTRA da União Europeia para o Património Cultural atribuído a Portugal

Prémio atribuído ao Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja numa cerimónia que decorreu em Bergen, Noruega.

PRÉMIO EUROPA NOSTRA DA UNIÃO EUROPEIA PARA O PATRIMÓNIO CULTURAL ATRIBUÍDO A PORTUGAL


Haia / Bergen 3 de Junho de 2005: O Prémio Europa Nostra da União Europeia para o Património Cultural foi hoje atribuído ao Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja numa cerimónia que decorreu em Bergen, Noruega.


O Presidente da Europa Nostra, SAR Príncipe Consorte da Dinamarca, e  Harald Hartung, Chefe de Divisão Cultural na Direcção Geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia, atribuiram prémios a 38 laureados de 21 países europeus. Cinco prémios monetários no valor de €10.000, para além de treze medalhas e vinte diplomas distinguiram uma série de exemplares iniciativas europeias.


Na categoria de Serviços Consagrados à Conservação do Património, foi atribuído um prémio ao  Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja – DPHA “pela sua perseverança exemplar, competência e eficiência na defesa do inestimável património cultural religioso contra a  destruição e o abandono”.


A Atribuição dos Prémios Europeus do Património foi lançada em 2002 pela Comissão Europeia, como parte da implementação do Programa para a Cultura 2000 da UE. A federação pan-Europeia para o património cultural Europa Nostra, de que o Centro Nacional de Cultura é representante em Portugal, foi escolhida para gerir esta Atribuição de Prémios, com base na sua longa experiência de reconhecimento público a nível europeu de distinções individuais ou conjuntas no âmbito do património. Os objectivos desta Atribuição são promover elevados padrões e competências na prática da conservação, por um lado, e estimular os intercâmbios transfronteiriços no âmbito do património cultural, por outro.


“Esta Atribuição de Prémios reconhece as competências necessárias para assegurar a qualidade da conservação do património numa Europa alargada ao mesmo tempo que é ilustrativa do apoio e parcerias estabelecidas entre a Comissão Europeia e os agentes europeus do património que protegem a nossa herança histórica. O apoio e protecção ao património cultural é crucial na extensão aos novos Estados Membros e respectiva riqueza e diversidade patrimonial, a qual constitui um enriquecimento para a União” afirmou Ján Figel, membro da Comissão Europeia responsável pela Educação, Formação, Cultura e Multilinguismo. “Felicito calorosamente os laureados pelos seus feitos e pela sua contribuição na defesa da nossa cultura, sem a qual não poderíamos viver a nossa história colectiva e a Europa seria um lugar menos bonito.” concluíu ele.
 
O Presidente da Europa Nostra acrescentou “É para mim motivo de grande satisfação que a nova Comissão Europeia se tenha empenhado publicamente no apoio ao reforço da dimensão cultural da integração europeia. Programas como os Prémios Europa Nostra da União Europeia para o Património Cultural contribuem indubitavelmente para aumentar a visibilidade deste objectivo. Aguardo com expectativa o desenvolvimento futuro deste programa, que reconhece a competência e know-how dos numerosos agentes do património cultural espalhados pelo continente, ao mesmo tempo que encoraja o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas a nível europeu.”

Subscreva a nossa newsletter