Notícias

PRÉMIO DA UNIÃO EUROPEIA PARA O PATRIMÓNIO CULTURAL / PRÉMIOS EUROPA NOSTRA 2017

Ajude Portugal a ganhar o Prémio do Público. Vote no Prémio Escolha do Público e habilite-se a ganhar uma viagem a Turku, Finlândia!

Vote até dia 3 de maio. Escolha  entre os vencedores deste ano do Prémio Europa Nostra para o Património Cultural. São 29 projetos pertencentes a 18 países. Entre eles estão dois portugueses – Reabilitação da Torre dos Clérigos e  Mestrado  em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, da Universidade do Minho.

O projeto mais votado recebe o Prémio Escolha do Público que será também entregue durante a cerimónia de entrega de Prémios do Património Europeu, presidida pelo Comissário Europeu Tibor Navracsic e pelo Presidente da Europa Nostra, Maestro Placido Domingo que terá lugar a 15 de Maio, na Igreja de St. Michael, em Tubku, Finlândia.

Vote agora e habilite-se a ser convidado especial na entrega dos Prémios Europa Nostra para o Património Cultural 2017.

VENCEDORES 2017

(listados por ordem alfabética de país)

Categoria Conservação

• St. Martin’s Chapel in Stari Brod, near Sisak, CROATIA

 Baroque Complex and Gardens in Kuks, Hradec Králové region, CZECH REPUBLIC

 Ancient city of Karthaia, Island of Kea, GREECE

 Bastion of the Grand Master’s Palace in Rhodes, GREECE

 White Pyramid in Rome, ITALY

 The King’s Road across Filefjell, NORWAY

 The Clérigos’ Church and Tower in Porto, PORTUGAL

 Cultural Palace in Blaj, Transylvania region, ROMANIA

 Cap Enderrocat Fortress, Mallorca, SPAIN

 Roof for the ruins of the Monastery of San Juan in Burgos, SPAIN

 Cromford Mills: Building 17, Derbyshire, UNITED KINGDOM

Categoria Investigação

 Rode Altarpiece Research and Conservation Project, Tallinn, ESTONIA

 ‘Carnival King of Europe’, San Michele all’Adige, ITALY

 Museum Piranesi’, Milan, ITALY

 Bosch Research and Conservation Project, ‘s-Hertogenbosch, THE NETHERLANDS

Categoria Serviço Dedicado ao Património

 Mr. Ferdinand Meder, Zagreb, CROATIA

 Mr. Jim Callery, County Roscommon, IRELAND

 The Norwegian Lighthouse Society, NORWAY

 Mr. Zoltán Kallós, Transylvania region, ROMANIA

Categoria Educação, Formação e Sensibilização

 Erfgoedplus: Online heritage platform, Hasselt, BELGIUM

 Centre of Visual Arts and Research, Nicosia, CYPRUS

 Educational programme for Czech cultural heritage, Telc, Vysocina region, CZECH REPUBLIC

 Paavo Nurmi Legacy project, Turku, FINLAND

 Heritage Crafts Initiative for Georgia, Tbilisi, GEORGIA

 Cultural Heritage and Barrier-free Accessibility project, Berlin, GERMANY

 ilCartastorie: Storytelling in the archives, Naples, ITALY

 Jewish Cultural Heritage: Educational programme, Warsaw, POLAND

  Advanced Master in Structural Analysis of Monuments and Historical Constructions, European programme coordinated in Guimarães, PORTUGAL

 SAMPHIRE: Maritime heritage project in western Scotland, UNITED KINGDOM

Foram também atribuídos Prémios Europa Nostra a projetos notáveis de dois países europeus que não integram o programa Europa Criativa.

Categoria Conservação: Kiliç Ali Pasa Hamam in Istanbul, TURKEY

Categoria Investigação: Philippe Stern’s Collection of Timekeepers, Geneva, SWITZERLAND

Igreja e a Torre dos Clérigos no Porto 

Antes do início das importantes intervenções, este singular conjunto barroco, localizado no Porto, não garantia a segurança dos visitantes e dos seus funcionários. Um projeto de restauro abrangente, tanto no interior como no exterior, era por isso necessário para preservar e dignificar o monumento mais visitado da cidade, reconhecido por muitos como o seu ex-libris. Todo o projeto de restauro, desde a investigação preliminar à conclusão, foi realizado apenas em dois anos, num esforço exemplar de colaboração entre a Irmandade dos Clérigos, proprietária do conjunto e diversas instituições da cidade: Diocese do Porto, Câmara Municipal do Porto, Universidade do Porto, Universidade Católica, Associação Comercial do Porto, Santa Casa e serviços regionais do Ministério da Cultura.

O restauro estendeu-se não apenas ao património arquitetural, mas também ao património móvel e integrado, dentro do qual estão incluídas coleções centenárias de escultura, pintura, paramentos, livros e documentos. Um projeto de conservação alargado que, para abordar uma vasta gama de assuntos, foi realizado em várias áreas: arquitetura, pintura, escultura, mobiliário, metais, têxteis e papel. Este projeto, na amplitude da sua experiência, é um exemplo extraordinário de uma complexa e multifacetada intervenção. Foi muito apreciado pelo júri, comentando que “a abordagem interdisciplinar aplicada a este projeto foi exemplar e recuperou de forma notável este importante marco do centro histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO, para as presentes e futuras gerações. A equipa do projeto conseguiu um equilíbrio entre a investigação e as técnicas de restauro tradicionais de alta qualidade, e esta foi sem dúvida uma tarefa complexa”.

Os trabalhos de conservação e restauro foram complementados com a musealização do local e o seu património. Isto foi alcançado criando novos espaços de exposição, estabelecendo um percurso expositivo, restaurando a coleção e colocando sinalética de interpretação. “O projeto engrandeceu todo o conjunto e criou coesão entre o edifício e as suas coleções”, observou o júri.

Além do mais, o projeto de restauro permitiu que a Igreja dos Clérigos e a Capela de Nossa Senhora da Lapa reabrissem para adoração regular. “O projeto revitalizou a infra-estrutura do complexo e também animou a área circundante, assim como foram realizados significativos esforços para promover o local e aumentar o número de visitantes após o restauro. A recuperação social deste edifício histórico, com a reabertura da Igreja e da Capela para serviços religiosos, também é um exemplo importante para outros locais, pois estes, em primeiro lugar, são edifícios sociais,” acrescentou o júri.

Finalmente, o projeto permitiu que o edifício seja hoje inclusivo, sendo 87% do percurso de visita acessível a pessoas de mobilidade condicionada, o que num edifício do séc. XVIII é uma excelente marca.

Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, programa Europeu coordenado em Guimarães

O Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas é um programa de mestrado de um ano organizado conjuntamente por universidades parceiras de quatro países: Universidade do Minho (Portugal), Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), Universidade Politécnica da Catalunha / Barcelona Tech (Espanha) e Universidade de Pádua (Itália). O mestrado envolve ainda o Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada da Academia Checa de Ciências como parceiro associado.

Esta iniciativa oferece “um programa avançado de educação sobre a conservação das estruturas do património cultural, centrado na aplicação de princípios e metodologias científicos na análise, inovação e prática profissional”. Iniciado em 2007, participaram, até agora, 300 estudantes no programa, que completaram a sua parte escolar num país e a sua dissertação num outro país. Este programa de mestrado tem sido possível graças ao financiamento atribuído pelo Erasmus+.

Para além do seu significado evidente a nível europeu, este programa de mestrado é impressionante pelo seu alcance global, com alunos provenientes de 62 países de todo o mundo. A diversidade internacional dos estudantes garante que o conhecimento adquirido tem um efeito de longo alcance, com a consciencialização que a cultura e a experiência necessárias para proteger este património vão muito além da envolvente próxima das quatro universidades parceiras. Isto foi salientado pelo júri, que declarou: “Este projeto tem um grande valor internacional e o seu alcance global é um modelo notável para outras iniciativas semelhantes. O programa permite que os alunos observem os sistemas estruturais em contextos culturais diferentes, encorajando-os a criar e a desenvolver os seus conhecimentos com uma perspetiva internacional que é cada vez mais relevante”.

O programa tem uma abordagem multidisciplinar incluindo elementos de conservação na engenharia civil e na arquitetura. “Este programa avançado, baseado nos princípios científicos da engenharia, conservação e restauro, e arquitetura, permite uma melhor compreensão dos sistemas construtivos, o que por sua vez ajuda a prolongar a sua existência”, destacou o júri.

O programa de mestrado é o único programa internacional que aborda especificamente a conservação de estruturas históricas. Este mestrado cria efetivamente profissionais que têm a capacidade de proteger o nosso património partilhado das várias ameaças que enfrenta atualmente, como a deterioração natural, as intervenções humanas, as alterações climáticas e os riscos naturais. “O aspeto multidisciplinar deste projeto responde às atuais necessidades económicas e societais do património. O programa de mestrado cria os conhecimentos especializados necessários para promover a proteção do nosso património cultural construído, uma área de nicho cada vez mais importante,” salientou o júri.

Informação de fundo

Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 

Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e tem sido organizado pela Europa Nostra desde então. Este esquema de Prémios celebra e promove as melhores práticas de conservação, pesquisa, gestão, voluntarismo, educação e comunicação na área do património. Desta forma, contribui para o crescente reconhecimento público do património cultural como um recurso estratégico para a economia e a sociedade europeias. Este esquema de Prémios é apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Nos últimos 15 anos, organizações e indivíduos de 39 países apresentaram um total de 2,720 candidaturas para os Prémios. Em relação ao número de candidaturas por país, a Espanha está em primeiro lugar, com 498 projetos, seguindo-se o Reino Unido, com 286 aplicações. A Itália ocupa a terceira posição (278 candidaturas). No que diz respeito às categorias, Conservação tem o maior número de candidaturas (1,606), seguindo-se Educação, Formação e Sensibilização (457), Investigação (340) e, por fim, Serviço Dedicado ao Património (317).

Desde 2002, júris constituídos por peritos independentes selecionaram 455 projetos premiados de 34 países. Em linha com o número de candidaturas, a Espanha lidera a lista com 61 prémios recebidos. O Reino Unido está em segundo lugar com 60 prémios. A Itália ocupa a terceira posição (37 prémios), a Alemanha a quarta posição (29 prémios) e a Grécia está em quinto lugar (27 prémios). Em relação às categorias, Conservação tem o maior número de vencedores (267), seguindo-se Serviço Dedicado ao Património (67), Educação, Formação e Sensibilização (65), e, por último, Investigação (56).

Um total de 95 Grandes Prémios, cada um recebendo €10.000, foram entregues aos melhores projectos, seleccionados de entre os vencedores.

Europa Nostra
Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. Plácido Domingo, cantor de ópera de renome mundial, é o presidente da organização. A Europa Nostra actua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados’; celebra a excelência através do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu 3.3.

Europa Criativa 

Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a  sua contribuição para o emprego e o crescimento. Com um orçamento de 1,46 mil milhões de Euros para o período 2014-2020, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual.

Subscreva a nossa newsletter