Vote até dia 3 de maio. Escolha entre os vencedores deste ano do Prémio Europa Nostra para o Património Cultural. São 29 projetos pertencentes a 18 países. Entre eles estão dois portugueses – Reabilitação da Torre dos Clérigos e Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, da Universidade do Minho.
O projeto mais votado recebe o Prémio Escolha do Público que será também entregue durante a cerimónia de entrega de Prémios do Património Europeu, presidida pelo Comissário Europeu Tibor Navracsic e pelo Presidente da Europa Nostra, Maestro Placido Domingo que terá lugar a 15 de Maio, na Igreja de St. Michael, em Tubku, Finlândia.
Vote agora e habilite-se a ser convidado especial na entrega dos Prémios Europa Nostra para o Património Cultural 2017.
VENCEDORES 2017
(listados por ordem alfabética de país)
Categoria Conservação
• St. Martin’s Chapel in Stari Brod, near Sisak, CROATIA
• Baroque Complex and Gardens in Kuks, Hradec Králové region, CZECH REPUBLIC
• Ancient city of Karthaia, Island of Kea, GREECE
• Bastion of the Grand Master’s Palace in Rhodes, GREECE
• White Pyramid in Rome, ITALY
• The King’s Road across Filefjell, NORWAY
• The Clérigos’ Church and Tower in Porto, PORTUGAL
• Cultural Palace in Blaj, Transylvania region, ROMANIA
• Cap Enderrocat Fortress, Mallorca, SPAIN
• Roof for the ruins of the Monastery of San Juan in Burgos, SPAIN
• Cromford Mills: Building 17, Derbyshire, UNITED KINGDOM
Categoria Investigação
• Rode Altarpiece Research and Conservation Project, Tallinn, ESTONIA
• ‘Carnival King of Europe’, San Michele all’Adige, ITALY
• Museum Piranesi’, Milan, ITALY
• Bosch Research and Conservation Project, ‘s-Hertogenbosch, THE NETHERLANDS
Categoria Serviço Dedicado ao Património
• Mr. Ferdinand Meder, Zagreb, CROATIA
• Mr. Jim Callery, County Roscommon, IRELAND
• The Norwegian Lighthouse Society, NORWAY
• Mr. Zoltán Kallós, Transylvania region, ROMANIA
Categoria Educação, Formação e Sensibilização
• Erfgoedplus: Online heritage platform, Hasselt, BELGIUM
• Centre of Visual Arts and Research, Nicosia, CYPRUS
• Educational programme for Czech cultural heritage, Telc, Vysocina region, CZECH REPUBLIC
• Paavo Nurmi Legacy project, Turku, FINLAND
• Heritage Crafts Initiative for Georgia, Tbilisi, GEORGIA
• Cultural Heritage and Barrier-free Accessibility project, Berlin, GERMANY
• ilCartastorie: Storytelling in the archives, Naples, ITALY
• Jewish Cultural Heritage: Educational programme, Warsaw, POLAND
• Advanced Master in Structural Analysis of Monuments and Historical Constructions, European programme coordinated in Guimarães, PORTUGAL
• SAMPHIRE: Maritime heritage project in western Scotland, UNITED KINGDOM
Foram também atribuídos Prémios Europa Nostra a projetos notáveis de dois países europeus que não integram o programa Europa Criativa.
Categoria Conservação: Kiliç Ali Pasa Hamam in Istanbul, TURKEY
Categoria Investigação: Philippe Stern’s Collection of Timekeepers, Geneva, SWITZERLAND
Igreja e a Torre dos Clérigos no Porto
Antes do início das importantes intervenções, este singular conjunto barroco, localizado no Porto, não garantia a segurança dos visitantes e dos seus funcionários. Um projeto de restauro abrangente, tanto no interior como no exterior, era por isso necessário para preservar e dignificar o monumento mais visitado da cidade, reconhecido por muitos como o seu ex-libris. Todo o projeto de restauro, desde a investigação preliminar à conclusão, foi realizado apenas em dois anos, num esforço exemplar de colaboração entre a Irmandade dos Clérigos, proprietária do conjunto e diversas instituições da cidade: Diocese do Porto, Câmara Municipal do Porto, Universidade do Porto, Universidade Católica, Associação Comercial do Porto, Santa Casa e serviços regionais do Ministério da Cultura.
O restauro estendeu-se não apenas ao património arquitetural, mas também ao património móvel e integrado, dentro do qual estão incluídas coleções centenárias de escultura, pintura, paramentos, livros e documentos. Um projeto de conservação alargado que, para abordar uma vasta gama de assuntos, foi realizado em várias áreas: arquitetura, pintura, escultura, mobiliário, metais, têxteis e papel. Este projeto, na amplitude da sua experiência, é um exemplo extraordinário de uma complexa e multifacetada intervenção. Foi muito apreciado pelo júri, comentando que “a abordagem interdisciplinar aplicada a este projeto foi exemplar e recuperou de forma notável este importante marco do centro histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO, para as presentes e futuras gerações. A equipa do projeto conseguiu um equilíbrio entre a investigação e as técnicas de restauro tradicionais de alta qualidade, e esta foi sem dúvida uma tarefa complexa”.
Os trabalhos de conservação e restauro foram complementados com a musealização do local e o seu património. Isto foi alcançado criando novos espaços de exposição, estabelecendo um percurso expositivo, restaurando a coleção e colocando sinalética de interpretação. “O projeto engrandeceu todo o conjunto e criou coesão entre o edifício e as suas coleções”, observou o júri.
Além do mais, o projeto de restauro permitiu que a Igreja dos Clérigos e a Capela de Nossa Senhora da Lapa reabrissem para adoração regular. “O projeto revitalizou a infra-estrutura do complexo e também animou a área circundante, assim como foram realizados significativos esforços para promover o local e aumentar o número de visitantes após o restauro. A recuperação social deste edifício histórico, com a reabertura da Igreja e da Capela para serviços religiosos, também é um exemplo importante para outros locais, pois estes, em primeiro lugar, são edifícios sociais,” acrescentou o júri.
Finalmente, o projeto permitiu que o edifício seja hoje inclusivo, sendo 87% do percurso de visita acessível a pessoas de mobilidade condicionada, o que num edifício do séc. XVIII é uma excelente marca.
Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, programa Europeu coordenado em Guimarães
O Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas é um programa de mestrado de um ano organizado conjuntamente por universidades parceiras de quatro países: Universidade do Minho (Portugal), Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), Universidade Politécnica da Catalunha / Barcelona Tech (Espanha) e Universidade de Pádua (Itália). O mestrado envolve ainda o Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada da Academia Checa de Ciências como parceiro associado.
Esta iniciativa oferece “um programa avançado de educação sobre a conservação das estruturas do património cultural, centrado na aplicação de princípios e metodologias científicos na análise, inovação e prática profissional”. Iniciado em 2007, participaram, até agora, 300 estudantes no programa, que completaram a sua parte escolar num país e a sua dissertação num outro país. Este programa de mestrado tem sido possível graças ao financiamento atribuído pelo Erasmus+.
Para além do seu significado evidente a nível europeu, este programa de mestrado é impressionante pelo seu alcance global, com alunos provenientes de 62 países de todo o mundo. A diversidade internacional dos estudantes garante que o conhecimento adquirido tem um efeito de longo alcance, com a consciencialização que a cultura e a experiência necessárias para proteger este património vão muito além da envolvente próxima das quatro universidades parceiras. Isto foi salientado pelo júri, que declarou: “Este projeto tem um grande valor internacional e o seu alcance global é um modelo notável para outras iniciativas semelhantes. O programa permite que os alunos observem os sistemas estruturais em contextos culturais diferentes, encorajando-os a criar e a desenvolver os seus conhecimentos com uma perspetiva internacional que é cada vez mais relevante”.
O programa tem uma abordagem multidisciplinar incluindo elementos de conservação na engenharia civil e na arquitetura. “Este programa avançado, baseado nos princípios científicos da engenharia, conservação e restauro, e arquitetura, permite uma melhor compreensão dos sistemas construtivos, o que por sua vez ajuda a prolongar a sua existência”, destacou o júri.
O programa de mestrado é o único programa internacional que aborda especificamente a conservação de estruturas históricas. Este mestrado cria efetivamente profissionais que têm a capacidade de proteger o nosso património partilhado das várias ameaças que enfrenta atualmente, como a deterioração natural, as intervenções humanas, as alterações climáticas e os riscos naturais. “O aspeto multidisciplinar deste projeto responde às atuais necessidades económicas e societais do património. O programa de mestrado cria os conhecimentos especializados necessários para promover a proteção do nosso património cultural construído, uma área de nicho cada vez mais importante,” salientou o júri.
Informação de fundo
Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra
O Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e tem sido organizado pela Europa Nostra desde então. Este esquema de Prémios celebra e promove as melhores práticas de conservação, pesquisa, gestão, voluntarismo, educação e comunicação na área do património. Desta forma, contribui para o crescente reconhecimento público do património cultural como um recurso estratégico para a economia e a sociedade europeias. Este esquema de Prémios é apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Nos últimos 15 anos, organizações e indivíduos de 39 países apresentaram um total de 2,720 candidaturas para os Prémios. Em relação ao número de candidaturas por país, a Espanha está em primeiro lugar, com 498 projetos, seguindo-se o Reino Unido, com 286 aplicações. A Itália ocupa a terceira posição (278 candidaturas). No que diz respeito às categorias, Conservação tem o maior número de candidaturas (1,606), seguindo-se Educação, Formação e Sensibilização (457), Investigação (340) e, por fim, Serviço Dedicado ao Património (317).
Desde 2002, júris constituídos por peritos independentes selecionaram 455 projetos premiados de 34 países. Em linha com o número de candidaturas, a Espanha lidera a lista com 61 prémios recebidos. O Reino Unido está em segundo lugar com 60 prémios. A Itália ocupa a terceira posição (37 prémios), a Alemanha a quarta posição (29 prémios) e a Grécia está em quinto lugar (27 prémios). Em relação às categorias, Conservação tem o maior número de vencedores (267), seguindo-se Serviço Dedicado ao Património (67), Educação, Formação e Sensibilização (65), e, por último, Investigação (56).
Um total de 95 Grandes Prémios, cada um recebendo €10.000, foram entregues aos melhores projectos, seleccionados de entre os vencedores.
Europa Nostra
A Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. Plácido Domingo, cantor de ópera de renome mundial, é o presidente da organização. A Europa Nostra actua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados’; celebra a excelência através do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu 3.3.
Europa Criativa
Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a sua contribuição para o emprego e o crescimento. Com um orçamento de 1,46 mil milhões de Euros para o período 2014-2020, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual.