Fernando Lemos é o vencedor do Prémio de Pintura Banif 2008 – Consagração no valor de € 30.000. O Júri deliberou, por unanimidade, a atribuição deste prémio ao pintor português a residir no Brasil, pela capacidade de trabalho multifacetada verificada ao longo do tempo em obras de grande qualidade nos domínios das artes gráficas, da poesia, do desenho, da pintura e da fotografia.
Por ocasião da entrega deste prémio, no dia 3 de Abril, às 18h30 na Sociedade Nacional de Belas-Artes, foi inaugurada uma exposição representativa do trabalho do pintor nas áreas da pintura, do desenho e da fotografia.
Na mesma ocasião foi entregue a Nádia Duvall, aluna da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, o Prémio de Pintura Banif 2008 – Revelação, no valor de € 15.000, seleccionado entre os 44 trabalhos concorrentes e também em exposição na Sociedade Nacional de Belas-Artes. A registar ainda as duas Menções Honrosas entregues a Elsa Marques e Marta Ribeiro, ambas da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
O 3º Prémio de Pintura Banif 2008, que se insere nas comemorações do 20º Aniversário do Banco, cuja gestão esteve a cargo do Centro Nacional de Cultura que convidou para membros do júri: José-Augusto França (presidiu), Marques dos Santos (Banif), Rocha Moreira (Banif), Guilherme d’Oliveira Martins (CNC), Rui Mário Gonçalves e Silvia Chicó.
Nascido em Lisboa, em 1926, Fernando Lemos estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Desde muito novo dedicou-se às artes gráficas, à poesia, ao desenho, à pintura, à fotografia e à crítica de arte. Inventou através do desenho uma malha de sinais calimórficos, abstracta, ondulante e de imprevisto efeito cinético.
A pintura, inicialmente informalista, geometrizou-se na série “Signos Desmemoriados”, e reencontrou, recentemente, certas expressividades do seu início, em composições mais complexas, onde figuras puras e jogos cromáticos ornamentalistas manifestam a fusão do sentido de humor com o do maravilhoso.