Os vencedores dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2022, o maior galardão da Europa neste domínio, foram homenageados no dia 26 de setembro, numa cerimónia realizada na Ópera Estatal de Praga. A cerimónia contou com a presença de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra, e Ondřej Chrást, Vice-Ministro da Cultura da República Checa, em representação do Ministro Martin Baxa.
O evento reuniu cerca de 600 profissionais da área do património vindos de toda a Europa: voluntários, amantes e apoiantes, incluindo um grande grupo de jovens. A cerimónia foi o ponto alto da Cimeira do Património Cultural Europeu 2022 que decorreu em Praga de 25 a 27 de setembro, no âmbito do programa oficial da Presidência Checa do Conselho da União Europeia.
Os representantes dos projetos Museu na Aldeia (categoria Envolvimento e sensibilização dos cidadãos) e recuperação do Convento dos Capuchos (categoria Conservação e Adaptação a novos usos), as duas propostas de Portugal reconhecidas este ano, receberam nesta ocasião os respetivos prémios.
Durante a cerimónia, os altos representantes da Comissão Europeia e da Europa Nostra anunciaram os cinco vencedores do Grande Prémio, enquanto o Ministro da Cultura da República Checa apresentou o vencedor do Prémio “Escolha do Público”. Os vencedores foram selecionados entre as 30 realizações exemplares de património de 18 países europeus.
Os vencedores do Grande Prémio de 2022 são:
SILKNOW, FRANÇA / ALEMANHA / ITÁLIA / POLÓNIA / ESLOVÉNIA / ESPANHA
Grande Prémio de Inovação
Este projeto Horizonte 2020 produziu um sistema computacional inteligente que vai além das tecnologias atuais para melhorar a nossa compreensão e o nosso conhecimento do património da seda na Europa.
Symphony, ESPANHA
Grande Prémio de Transformação Digital
Com uma experiência audiovisual imersiva, Symphony aumenta o apreço pelo património da música clássica junto das novas gerações.
Rios de Sófia, BULGÁRIA
Grande Prémio de Coesão Social e Bem-estar
Através de intervenções arquitetónicas pop-up e de eventos culturais e educativos, esta iniciativa tornou os leitos artificiais dos rios de Sófia espaços acessíveis ao público – pela primeira vez em 80 anos.
Va’ Sentiero, ITÁLIA
Grande Prémio de Sustentabilidade e Ação Climática
Uma expedição de três anos por um grupo de jovens entusiastas que caminharam e documentaram os 8000 km de Sentiero Italia, a mais longa rota de caminhadas do mundo, juntamente com 3000 participantes de 10 países e com o apoio de muitas comunidades locais.
Costa Carras †, Atenas, GRÉCIA (a título póstumo)
Grande Prémio de Relações Internacionais
Ao longo de mais de 50 anos, Costa Carras trabalhou incansavelmente em prol do património cultural e natural da Grécia e da Europa com o intuito de criar um mundo mais sustentável, inclusivo e belo para as gerações futuras. Costa Carras foi um conservacionista visionário, um eminente historiador e um verdadeiro europeu.
Os vencedores do Grande Prémio, escolhidos por um júri de peritos e pela Direção da Europa Nostra, receberão 10.000€ cada um.
O Prémio “Escolha do Público” 2022 foi para a iniciativa World Vyshyvanka Day, UCRÂNIA, um feriado anual celebrado internacionalmente que ajuda a preservar a icónica camisa bordada ucraniana (vyshyvanka) como um importante elemento do património do povo ucraniano. Esta impressionante iniciativa recebeu o maior número de votos através de uma votação online com a participação de quase 11.000 cidadãos de toda a Europa. Este ano, pela primeira vez, o vencedor do Prémio “Escolha do Público” receberá um prémio monetário de 10.000€.
Laureados com Mariya Gabriel and Hermann Parzinger. © Felix Q Media / Europa Nostra
Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, declarou: “O prémio da UE para o património cultural homenageia indivíduos e comunidades pelo seu empenho excecional na preservação do nosso rico património europeu. É graças ao seu trabalho incansável que as gerações futuras ainda poderão apreciá-lo inspirar-se nele. Todos os vencedores do prémio representam a excelência e tenho o prazer de partilhar os meus calorosos parabéns com eles.”
Numa mensagem de felicitações, Cecilia Bartoli, a recém-nomeada Presidente da Europa Nostra, enfatizou: “Cada um dos vencedores do Prémio deste ano traz-nos esperança e inspiração ao unirmos as nossas vozes e forças para construir um futuro melhor para todos. As suas conquistas são criativas, inovadoras e verdadeiramente exemplares. Como tal, estes vencedores são embaixadores convincentes da melhor forma de restaurar, revitalizar e melhorar o património cultural partilhado pela Europa”.
O Prof. Dr. Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra, disse: “Num momento particularmente difícil para a Europa e para o mundo, ao mesmo tempo que felicitamos calorosamente todos os vencedores do nosso Prémio, desejamos transmitir uma mensagem especial de apoio e solidariedade ao povo de Ucrânia e aos muitos profissionais do património e voluntários que continuam a trabalhar lá apesar da deplorável invasão do seu país pela Rússia. Estamos particularmente orgulhosos de que dois dos vencedores deste ano venham da Ucrânia: o notável restauro da Igreja de Santo André em Kiev e a fantástica iniciativa Dia Mundial da Vyshyvanka, vencedora do tão desejado Prémio “Escolha do Público”.
Na sua mensagem de felicitações, Martin Baxa, Ministro da Cultura da República Checa, declarou: “Estou extremamente feliz por saber que a iniciativa do Dia Mundial da Vyshyvanka ganhou o Prémio “Escolha do Público”. Esta icónica camisa bordada ucraniana é um elemento da herança do povo ucraniano. Estou muito feliz que o Dia Mundial da Vyshyvanka esteja a ser apresentado aqui na República Checa. A valorização do património cultural é a nossa tarefa europeia comum e uma tarefa em que trabalhamos continuamente. O apoio à proteção e preservação do património cultural é também parte integrante da atual Presidência Checa do Conselho da União Europeia, sobretudo num momento em que o continente europeu vive uma agressão militar na Ucrânia. A solidariedade para com a Ucrânia refletiu-se no programa deste ano da Cimeira Europeia do Património Cultural e acredito que, juntos, contribuiremos para ajudar o património cultural ucraniano.”
A Cerimónia dos Prémios do Património Europeu foi enriquecida com apresentações musicais da Orquestra de Câmara do Conservatório de Praga dirigida por Chuhei Iwasaki. A Secretária-Geral da Europa Nostra, Sneška Quaedvlieg-Mihailović, foi mestre de cerimónias.
© Felix Q Media / Europa Nostra
A cerimónia dos prémios é um dos principais eventos da Cimeira do Património Cultural Europeu 2022 que se realiza de 25 a 27 de setembro em Praga, assinalando o 30.º aniversário da inscrição do seu centro histórico na Lista do Património Mundial. A Cimeira é organizada pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, e pela Representação da Europa Nostra na República Checa em cooperação e com o apoio da Comissão Europeia e do Ministério da Cultura Checo, no âmbito do programa oficial da Presidência Checa do Conselho da União Europeia. A Cimeira contribui para duas iniciativas fundamentais dirigidas aos cidadãos lançadas pelas instituições da União Europeia, nomeadamente o Ano Europeu da Juventude 2022 e a iniciativa Nova Bauhaus Europeia. A Cimeira é parcialmente financiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.
O concurso para os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2023 será lançado na próxima semana. As candidaturas podem ser submetidas online através de www.europeanheritageawards.eu até 18 de novembro de 2022.