Carlos Costa é o próximo orador convidado no ciclo
“Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?”
A 30 de Janeiro na Sala da Biblioteca do Grémio Literário
O novo ciclo de jantares-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa, o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, desta vez subordinado ao tema “Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?“, prossegue no próximo dia 30, tendo como orador convidado o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
O objectivo desta iniciativa é o de juntar, como já sucedeu no ciclo anterior, um conjunto de personalidades relevantes da sociedade portuguesa, que possam ajudar-nos a reflectir sobre uma situação complexa que o País vive, desde que foi forçado a pedir assistência financeira internacional e a conviver com uma austeridade severa.
Carlos da Silva Costa, nascido em Oliveira de Azemeis a 3 de novembro de 1949, é o actual Governador do Banco de Portugal, nomeado em 7 de junho de 2010. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1973, pós-graduado e investigador na Universidade de Paris I (Sorbonne), entre 1981 e 1982, frequentou, também, o Programa de Gestão para Executivos (Senior Management Programme) do INSEAD em 1998.
Do seu extenso currículo, constam a vice-presidência do Banco Europeu de Investimento, a docência como professor catedrático convidado da Universidade Católica do Porto e da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto.
Carlos Costa é , ainda, membro do Conselho de Governadores e do Conselho Geral de Governadores do Banco Central Europeu, membro do Conselho Geral do Comité Europeu de Risco Sistémico e do Grupo Consultivo Regional para a Europa do Conselho de Estabilidade Financeira. Preside ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Esteve, ainda, como administrador , na Caixa Geral de Depósitos, e foi presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Aposentações, do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino S.A, Macau e do Banco Caixa Geral (Espanha). Entre Janeiro e Agosto de 2005, integrou o Conselho de Administração da Unibanco Holdings, S.A., Brasil.
Recorde-se, finalmente , que entre 1988 e 1992, integrou, a título pessoal, o Conselho Superior para a Reforma do Sistema Financeiro-1992, cujo “Livro Branco sobre o Sistema Financeiro” serviu de base à reforma global do quadro legislativo do sistema financeiro português.
Carlos Costa foi, também, agraciado com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
É esta personalidade, com um currículo multifacetado no sector financeiro e larga experiência internacional, simultaneamente observador e protagonista – reconhecido pela qualidade da sua análise, apego ao rigor e ao sentido de independência -, que estará connosco , para abordar o tema “Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania”. Uma reflexão em voz alta que vos convidamos a partilhar.
Inscrições:
213466722 ou tferreiragomes@cnc.pt