“PORTUGAL (AINDA) É VIÁVEL?”
Guilherme d`Oliveira Martins em almoço-debate
promovido pelo Clube de Imprensa e CNC
O ciclo de almoços-debate “Portugal (ainda) é viável?”, promovido pelo Clube Português de Imprensa em parceria com o Centro Nacional de Cultura, é retomado no próximo dia 22, no Grémio Literário, tendo como convidado Guilherme d`Oliveira Martins, na qualidade de presidente do Tribunal de Contas.
Este almoço-debate, à semelhança dos anteriores, visa recolher a análise e as reflexões de diferentes actores da sociedade portuguesa, num momento em que não estão ainda superados os factores depressivos que têm afectado a conjuntura interna e quando se debate o próximo Orçamento de Estado, instrumento fundamental para a gestão de expectativas e de relançamento da economia.
Guilherme D`Oliveira Martins, além de ser um homem de Cultura, tem uma sólida e diversificada actividade de serviço público, quer enquanto deputado, quer como governante, designadamente em duas pastas tão sensíveis como são a Educação e as Finanças. Dispõe, assim, de uma experiência multidisciplinar que lhe permite agora, como Presidente do Tribunal de Contas, aprofundar um conjunto de normas que melhorem a eficácia deste órgão e, fazendo-o, acompanhar mais de perto a despesa pública que tem vindo a agravar-se com consequências nefastas nas Contas do Estado. Colaborador regular dos media em diferentes períodos, dinamizador do Centro Nacional de Cultura, continuando e alargando o legado de Helena Vaz da Silva, Guilherme d`Oliveira Martins pauta, contudo, a sua intervenção por uma atitude discreta, se não mesmo reservada, sendo respeitado pelos diferentes sectores do espectro politico da sociedade portuguesa.
Recorde-se que este formato de almoços-debate constitui a primeira iniciativa conjunta das duas Associações, que mantém um Protocolo de colaboração, e se integra num ciclo que assinala os 25 anos da fundação do Clube Português de Imprensa.
O almoço-debate está marcado para a sala Luis XV do Grémio Literário e é reservado a sócios do Centro Nacional de Cultura e do Clube Português de Imprensa ou seus convidados.