Passeios de Domingo

Património e Memória: Batalha

Sábado, 18 de setembro de 2021

A 14 de agosto de 1385, no campo de Aljubarrota, jogou-se o destino de Portugal na célebre “batalha real”, jamais esquecida e sempre glorificada. O rei D. João I assinalou o seu sucesso com a construção de um grande mosteiro nas imediações do campo de batalha, enquanto D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável, fez construir uma capelinha no local onde a vanguarda da hoste portuguesa se bateu contra os castelhanos.
Hoje em dia, dois centros interpretativos, in situ, evocam o combate e também o local onde o exército português se posicionou no princípio do dia, aguardando o aparecimento das forças inimigas. O mosteiro, entretanto, tornou-se num símbolo não só da vitória de 1385, mas também da grandeza da dinastia de Avis, sendo o panteão da família real portuguesa do século XV.

Pela revisitação destes espaços de memória, poderemos recuar no tempo até aos anos do rei de Boa Memória, da Ínclita Geração e do Príncipe Perfeito. Visitaremos, ainda, a Exposição temporária “Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha” que se encontra patente na Capela do Fundador. Teremos ainda oportunidade de visitar o Castelo de Leiria, aproveitando os novos acessos mecânicos.

GUIA: João Paulo Oliveira e Costa
HORÁRIO: 8h30
DURAÇÃO: dia inteiro
LIMITE: 25 pessoas
LOCAL DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da CML – Campo Grande, 25)
transporte; almoço; áudio-guia

TABELA DE PREÇOS E INSCRIÇÕES

Subscreva a nossa newsletter