Divulgamos a visita de aprendizagem entre pares do Hub Europeu do Património em Glasgow, na Escócia, de 8 a 10 de julho de 2024.
Organizado em parceria com a cidade de Glasgow, este programa oferece uma oportunidade única para partilhar boas práticas e adquirir competências para enfrentar os desafios ambientais, digitais e sociais relacionados com o património cultural em contextos locais.
A visita faz parte do convite aberto para as Boas Práticas Locais do Hub, lançado em novembro de 2023. Glasgow estava entre as 10 práticas selecionadas, tendo apresentado o seu projeto “Pollok Stables and Sawmill Refurbishment”, que apresenta soluções locais exemplares no domínio do património cultural que contribuem para a transformação ecológica, digital e social da nossa sociedade.
O principal local da visita será o Pollok Country Park, que acolhe dois grandes projetos de desenvolvimento do património cultural inclusivo: o Pollok Country Park Stables & Sawmill e o Burrell Renaissance Project.
Glasgow será a primeira de duas visitas de aprendizagem para parceiros agendadas para 2024. Está prevista uma segunda visita para o segundo semestre do ano, numa outra cidade selecionada entre as 10 vencedoras do convite à apresentação de boas práticas locais.
Quem se pode candidatar e o que ganha com isso?
Se trabalha no domínio do património cultural para a administração local, regional ou nacional, uma organização da sociedade civil, uma iniciativa cultural ou um projeto em toda a Europa, incluindo a Ucrânia, a Moldávia, os Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia) e o Cáucaso (Arménia, Azerbaijão, Geórgia) – então esta oportunidade foi feita à sua medida!
O grupo de 20 participantes selecionados será composto por representantes de cidades e regiões europeias, mas está também aberto a um número limitado de interessados na área do património cultural.
Uma visita de aprendizagem é uma oportunidade para os decisores locais e as partes interessadas passarem algum tempo noutra cidade e verem em primeira mão soluções locais relevantes que podem ser inspiradoras para outras regiões e iniciativas. É uma oportunidade para intercâmbios significativos entre pares já ativos no domínio do património cultural, bem como para aqueles que desejam transformar as suas iniciativas e políticas de património em projetos mais sustentáveis, inovadores e inclusivos.
Formato e custos incluídos
A visita terá a duração de 2,5 dias e 2 noites e combinará reuniões com responsáveis políticos locais e partes interessadas, visitas, e workshops de criação de soluções. A língua de trabalho será o inglês.
O Hub Europeu do Património cobrirá as despesas de viagem e de alojamento (2 noites) dos participantes, bem como as refeições durante a estadia. A reserva do hotel será efetuada pelos organizadores, mas os participantes deverão reservar as suas viagens individuais de ida e volta para o destino, pelas quais serão reembolsados.
Candidate-se até 22 de maio de 2024 preenchendo o formulário de candidatura online. Para mais informações, consultar o convite à apresentação de candidaturas na íntegra.