Não se trata de um programa de financiamento. Os “sete mais ameaçados” tem como objetivo servir como catalisador para a ação e promover “ o poder do exemplo”. O programa congregará diversas entidades públicas e privadas e identificará possíveis fontes de financiamento (europeu). Equipas compostas por especialistas do património da Europa Nostra e de organizações suas associadas, e ainda por especialistas técnicos e financeiros do Grupo do Banco Europeu de Investimento ou do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, parceiro associado do programa, visitarão os 7 monumentos e sítios selecionados. Em estreito contacto com as partes interessadas, avaliarão os problemas existentes e esboçarão planos de ação viáveis e sustentáveis para cada um deles.
Um Painel Consultivo Internacional composto por reputados peritos será responsável pela seleção destes exemplos de locais ameaçados – que incluem centros históricos de cidades, sítios arqueológicos, edifícios religiosos e fortificações militares.
Em 2013 foi selecionado como um dos 7 sítios mais ameaçados o Mosteiro e Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, candidatada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas e em 2014 foi a vez dos Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra, nomeados pelo Centro Nacional de Cultura.
Formulário de nomeação: http://www.europanostra.org/news/573/
Para mais informação: http://www.europanostra.org/7-most-endangered/
> Veja aqui as imagens dos 7 sítios mais ameaçados anunciados em 2014
Contactos para mais informação:
EUROPA NOSTRA: Elena Bianchi, eb@europanostra.org, Tel.: +31 70 302 40 58 / 52
CENTRO NACIONAL DE CULTURA: Alexandra Prista, alexandra.prista@cnc.pt Tel.: +351 21 346 67 22