Convento de Jesus em Setúbal entre os 7 Monumentos e Sítios mais ameaçados na Europa
A candidatura do convento de Jesus (século XV) em Setúbal, Portugal, proposta pela Associação Portugesa das Casas Antigas, foi seleccionada como um dos 7 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa, juntamente com o anfiteatro romano em Durrës na Albânia, a zona limítrofe do centro histórico de Nicosia em Chipre, as fortificações de Vauban (século XVII) em Briançon em França, o mosteiro renascentista de San Benedetto Po em Itália, a paisagem mineira de Rosia Montana na Roménia e a igreja Arménia de S. Jorge em Mardin na Turquia. O anúncio foi feito pela Europa Nostra, a principal organização europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, em conjunto com o Instituto do Banco Europeu de Investimento. Estas jóias do património cultural e natural da Europa estão em perigo, algumas devido à falta de fundos ou competência técnica, outras devido a planeamento inadequado, negligência, desastre natural ou confito político. Ação urgente é necessária.
“Estes monumentos e sítios foram selecionados não apenas porque contam uma história fascinante sobre o nosso passado comum, ancorando um sentido europeu de pertença, mas também porque são extremamente valiosos para as comunidades locais, que estão fortemente empenhadas em salvá-los. Resgatar estes sítios actuaria como um catalisador para a revitalisação económica e social destas cidades ou áreas. A Europa Nostra lança um apelo a diversos parceiros públicos e privados a níveis local, regional e Europeu, para unirem forças e assegurarem um futuro promissor para estes sítios”, afirmou Plácido Domingo, Presidente da Europa Nostra.
“O investimento em património contribui para o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, para o crescimento e o emprego, através do seu impacto positivo na economia local e regional. O apoio ao património faz parte do mandato do Banco Europeu de Investimento (BEI). O Instituto BEI, em conjunto com a Europa Nostra e parceiros associados, fará os esforços necessários para avaliar estes monumentos e sítios e contribuir para o desenvolvimento de planos de ação viáveis, em estreita colaboração com entidades locais e nacionais públicas e privadas”, acrescentou Rémy Jacob, Diretor Geral do BEI e Dean do Instituto BEI.
A Europa Nostra e o Instituto do Banco Europeu de Investimento, parceiro financeiro do programa ‘Os 7 mais ameaçados’ irão levar a cabo missões de resgate a estes sítios históricos depois do verão. Especialistas nomeados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), parceiro associado, providenciarão análise e aconselhamento sobre como poderá ser obtido financiamento, por exemplo, através de fundos da União Europeia ou, em casos apropriados, empréstimos. Os planos de resgate preliminares serão apresentados na Conferência Europeia para as Políticas do Património, organizada pela Europa Nostra, em Bruxelas, a 5 de dezembro de 2013.
“Ao longo de 50 anos, a Europa Nostra tem tido um papel activo na salvaguarda do património ameaçado por toda a Europa, desde o antigo sítio de Delphi na Grécia no início da década de 1980 até à histórica cidade de L’Aquila em Itália, na década de 2010. Este ano, pela primeira vez, estamos a desenvolver um esquema operativo com uma instituição financeira de prestígio como o Banco Europeu de Investimento. A nossa aliança demonstra o reconhecimento pelas instituições Europeias da sua responsabilidade em proteger o património cultural da Europa, conforme estipulado pelo Tratado de Lisboa (artigo 3.3). Esperamos que o programa ‘Os 7 mais ameaçados’ encoraje outras entidades a apoiar os nossos esforços para resgatar e promover o património único da Europa”, concluiu Denis de Kergorlay, Presidente Executivo da Europa Nostra.
Os 7 mais ameaçados foram selecionados pelo Conselho de Administração da Europa Nostra entre 14 monumentos e sítios préselecionados por um painel de eminentes peritos internacionais. Neste primeiro ano, organizações da sociedade civil e entidades públicas de 21 países Europeus submeteram 40 candidaturas. O programa ‘Os 7 mais ameaçados’ foi lançado em janeiro, inspirado num programa de sucesso dos EUA gerido pelo Fundo Nacional para a Preservação Histórica. Nomeações para 2014 podem ser submetidas até 1 de Novembro 2013 por organizações representantes, membros e associados da Europa Nostra.
Os 7 Monumentos e Sítios mais ameaçados na Europa
Convento de Jesus (século XV) em Setúbal, PORTUGAL
Reconhecido como um símbolo da história da Europa – cenário para a ratificação do Tratado de Tordesilhas em 1494 entre Portugal e Espanha, que abriu caminho à expansão europeia para as Américas e para o Extremo Oriente -, o Convento de Jesus encontra-se em avançado estado de decadência, reclamando urgentemente apoio e solidariedade a nível europeu. Espera-se que a revitalização deste monumento, já distinguido com o “Selo do Património Europeu” seja um catalisador para um verdadeiro renascimento do centro histórico de Setúbal.
Anfiteatro Romano em Durrës, ALBANIA
A descoberta deste magnífico anfiteatro do século II, que permaneceu desconhecido para o mundo até à década de 1960, volta a colocar a antiga cidade de Durrës no mapa dos locais históricos da Europa. A sua integração no tecido urbano e na comunidade local representa um enorme desafio.
Zona Limítrofe do Centro Histórico de Nicósia, CHIPRE
Um exemplo brilhante de como o património cultural pode ajudar a ultrapassar os conflitos políticos e contribuir para o processo de reconciliação. Conservadores das comunidades cipriota grega e cipriota turca trabalharam em conjunto com as Nações Unidas para criar um plano diretor para a revitalização do corredor deserto de 1,5 km que atravessa a cidade histórica de Nicósia, um projecto já distinguido com um prémio da União Europeia / Europa Nostra. Chegou a altura deste plano ser gradualmente implementado.
Fortificações de Vauban (século XVII) em Briançon, FRANÇA
Projetada no século XVII para defender a cidade, esta obra-prima das fortificações montanhosas necessita agora ser preservada da crescente deterioração e dotada de um novo e viável uso. Dada a sua dimensão e importância patrimonial, já reconhecida pela UNESCO, as comunidades local, nacional e internacional são chamadas a colaborar para salvar este monumento.
Mosteiro Renascentista de San Benedetto Po, ITÁLIA
Este mosteiro dos séculos XV/XVI foi fortemente danificado pelo tremor de terra de maio de 2012, o que demonstra que as calamidades naturais continuam a ser uma ameaça ao património cultural da Europa. Dada a grande importância histórica e artística deste monumento renascentista e o seu impacto no turismo cultural da região, as autoridades públicas a todos os níveis deverão dar maior prioridade a medidas de resgate bem como a planos de prevenção adequados para o futuro.
Paisagem Mineira de Rosia Montana, ROMÉNIA
A paisagem de Rosia Montana e das suas aldeias limítrofes tem sido há mais de três milénios magistralmente transformada por atividades mineiras. Contudo, um projeto de escavação de ouro a céu aberto ameaça seriamente o seu ambiente e património únicos, incluíndo maquinaria de escavação romana in situ. Este é um exemplo típico em que a visão sustentável, a longo-prazo está em risco de ser sacrificada pelos ganhos a curto-prazo.
Igreja Arménia de São Jorge em Mardine, TURQUIA
A nomeação desta igreja com fundações que remontam ao século V, que serviu uma ampla comunidade Arménia até ao início do século XX, reflete o empenho da comunidade turca em preservar testemunhos tangíveis da história multicultural da Turquia. O património da antiga cidade de Mardine lembra-nos que ao longo dos séculos esta cidade tem sido uma mistura de culturas e religiões. Hoje, este património tem grande potencial de desenvolvimento económico e turismo sustentável.
SOBRE O CONVENTO DE JESUS:
www.guiadacidade.pt/pt/poi-igreja-convento-de-jesus-de-setubal-17285
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3439
PARA SABER MAIS:
www.europanostra.org/7-most-endangered/
www.europanostra.org/advisory-panel/
twitter.com/europanostra
PARA FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO:
http://www.flickr.com/photos/europanostra
http://www.youtube.com/user/EuropaNostraChannel
OUTRAS INFORMAÇÕES:
A Europa Nostra – a Voz do Património Cultural na Europa – representa um movimento de cidadãos para a salvaguarda do património cultural e natural da Europa em rápido crescimento. Com a sua vasta rede pan-europeia de membros (organisações e indivíduos), associados e parceiros, a Europa Nostra constituiu um influente lobby do património cultural na Europa. Campanha pela salvaguarda dos monumentos, sítios históricos e paisagens culturais em perigo. A Europa Nostra procura influenciar políticas nacionais e europeias relacionadas com o património. Também distingue a excelência através dos Prémios Europeus do Património organizados em parceria com a Comissão Europeia. Este ano, a Europa Nostra celebra o seu 50.º Aniversário. É representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. www.europanostra.org
O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de empréstimos a longo prazo para a União Europeia, propriedade dos seus estados membros. Ele possibilita financiamentos a longo prazo para bons investimentos por forma a contribuir para os objetivos das políticas da União Europeia. www.eib.org
O Instituto BEI promove iniciativas europeias para o bem comum. Foi criado como parte do Grupo BEI (Grupo do Banco Europeu de Investimento) em janeiro de 2012, com o objetivo de atuar como um catalisador para as atividades sociais, culturais, educativas e de investigação dirigidas ao desenvolvimento económico e social na Europa. Informações detalhadas sobre as atividades do Instituto BEI podem ser consultadas no site http://institute.eib.org/
O Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa é “o banco social da Europa”. Banco de desenvolvimento multilateral com 40 estados membros, ele representa um instrumento principal da política de solidariedade na Europa. A preservação do património cultural da Europa enquadra-se no âmbito das suas incumbências. www.coebank.org
Contactos para a imprensa:
CENTRO NACIONAL DE CULTURA: Teresa Tamen, Diretora-Geral de Atividades
E: ttamen@cnc.pt T: +351 21 346 67 22
ASSOCIAÇÃO PORTUGUES ADE CASAS ANTIGAS: Hugo O’Neill, Presidente
E: geral@casasantigas.org T: +351 218876675
EUROPA NOSTRA: Sneška Quaedvlieg-Mihailovic, Secretary General of Europa Nostra
E: sqm@europanostra.org; T: +31 70 302 40 56 M: +31 65 231 39 71