Notícias

Nas Nossas Salas… em Abril, Maio e Junho de 2005

A B R I L / 2005

De 31 de Março a 21 de Abril, entre as 15h00 e 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

Exposição de Pintura de Maria Hjelmeland
“Nah ist Und schwer zu fassen”


Maria Hjelmeland nascida em 1976 em Bergen, Noruega.
Embora ainda numa fase inicial, é de referir que a carreira de Maria Hjelmeland é caracterizada por uma notável energia e determinação que se manifestam num compromisso de trabalho associado a um forte desejo de independência artística. Trabalhando principalmente fora do seu país, conseguiu o reconhecimento internacional, apresentando exposições dos seus trabalhos subordinadas ao seu próprio design e escolha.


“Descrevê-las é reiterar a sua diversidade e invenção. Das quinze pinturas que vi, emergem sete estilos abstractos distintos e originais. E não é o surgimento de mera precocidade – cada uma delas revela uma resolução madura. É através da sua discrição que o sentido nos é revelado. São acima de tudo visuais, ricas em cores e diversos materiais utilizados. Nem sempre grandes, têm no entanto uma insistência física imediata, corroborada pela segurança do manuseamento dos materiais. É através deste toque – em oposição a qualquer consistência estilística – que a assinatura da artista e a personalidade da obra se manifestam. Numa obra sem título deste ano, a pintura fragmenta-se, escorre, torna-se impulsiva, movimenta-se, engrossa. Um vermelhão saturado faz um corte arrojado num conjunto de tons suaves e galga as margens regulares de uma poça resinosa. Uma folha A3 de um papel de arroz cor de laranja luminiscente está amachucada, dobrada, rasgada e incorporada na própria tinta, enquanto que a tela propriamente dita está dobrada, marcada e perfurada com grandes recortes de tela de novo cosidos e apostos na superfície. E como numa coda, uma banda de fita cola ocre limita o quadro cinco centímetros antes do fundo.”          
Excerto retirado do artigo “Unforeseen Ahead-The Recent Paintings of Maria Hjelmeland”,
NY Arts, número de Julho-Agosto, 2004


A exposição “Nah ist  Und schwer zu fassen” é a segunda exposição individual de Hjemeland em 2005. É realizada com a colaboração da Real Embaixada da Noruega em Lisboa e está integrada no programa para Portugal do Centésimo Aniversário da Noruega. Para mais informações sobre outros eventos comemorativos do aniversário em Portugal, contactar a Embaixada (www.noruega.org.pt ; emb.lisbon@mfa.no; telef: +351 213 015 344).


Esta Exposição conta também com o apoio de: Governo Civil de Sogn og Fjordane (Noruega), Câmara Municipal de Gaular (Noruega), Conselho de Produtos do Mar da Noruega e Centro Nacional de Cultura, Lisboa.

   Gaular Kommunevåpen        


     



Dia 5, Terça-Feira, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

“Ambição para a Excelência – A oportunidade de Bolonha”
de J. Veiga Simão, Sérgio Machado dos Santos e António de Almeida Costa
Apresentação do livro por Dr. Guilherme d’Oliveira Martins e Guilherme Valente


Editora Gradiva


A questão crucial que se coloca na Ambição para a Excelência equaciona-se de forma simples, mas tem uma inusitada complexidade na solução.


É raro o governo que, ao longo dos últimos quinze anos, não tem cedido a pressões da mais diversa natureza, quer no domínio público quer no privado. Essas pressões, embora possam ser compreensíveis quando têm na sua génese aspirações das populações, não devem sobrepor-se a requisitos europeus de qualidade, sem o que apenas se traduzem em conquistas momentâneas e ilusórias, com graves prejuízos para o futuro. Mais grave é, ainda, quando essas pressões são exercidas por interesses particulares, correspondendo, muitas vezes, a ambições de grupos, tantas vezes com vista a proventos materiais, iludindo-se, pela fraqueza em que o Estado se encontra, o acompanhamento dos requisitos da lei.


A esse caminho é preciso dizer basta! As novas gerações não perdoarão os responsáveis pelo crime da criação de falsas ilusões e do facilitismo sem nome. A ambição pela excelência não é um slogan; é uma profissão de fé e de esperança.



Dia 19, Terça-Feira, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

Ciclo de colóquios do Centro de Reflexão Cristã
“Gaudium et Spes – Revisitação 40 anos depois”


Dignidade da Família
Carlos Zorrinho
Francisco Sarsfield Cabral
Laurinda Alves



Dia 21, Quinta-Feira, às 17h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

CEO – Sessão de Informação e Esclarecimento sobre as principais conclusões da Comissão Estratégica dos Oceanos


Presentes: Mário Ruivo (Presidente da FESPAC); Tiago Pitta e Cunha (Ex-Coordenador CEO); Pedro Norton de Matos (Jornal Expresso); Nuno Gonçalo Vieira Matias (Almirante); Ricardo Serrão Santos (DOP – Univ. Açores); Viriato Soromenho-Marques (Univ. Lisboa)



Dia 29, 6ª feira, às 18h00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen, Rua António Maria Cardoso

Conferência “O Nascimento da Indonésia”
Pelo Prof. Ivo Carneiro de Sousa


Mais uma conferência do ciclo de Conferências da ALIAC – Associação Luso-Indonésia para a Amizade e Cooperação – “O mosaico Cultural da Indonésia”, que reúne vários especialistas em temas de história, património, economia, turismo e política que, mensalmente, tentarão contribuir para dar a conhecer as realidades passadas e presentes da República da Indonésia ao público português.


A ALIAC, sediada no Centro Nacional de Cultura, é uma associação sem fins lucrativos que, fundada em Maio de 2004, tem como objectivos estatutários o aprofundamento do conhecimento mútuo e da cooperação entre Portugal e a Indonésia, através do desenvolvimento de actividades de cariz cultural, social, desportivo, económico, educativo e científico. Nos seus orgãos sociais e directivos encontram-se figuras e instituições activas na vida cultural portuguesa, sendo de destacar o Sr. Embaixador António Pinto da França – Presidente de Direcção, Sr. Professor Ivo Carneiro de Sousa, Sra. Embaixadora Ana Gomes, o Centro Nacional de Cultura – representado pelo seu Presidente, Sr. Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, o Instituto do Oriente – representado pelo Sr. Prof. Narana Coissoró e o Centro Português de Estudos do Sudoeste Asiático – representado pela Sra. Dra. Lurdes Marques Silva-Carneiro de Sousa.



M A I O / 2005

02 de Maio, às 18h00
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

Conjunto Radiofónico Infantil Disman
Representação musical da peça “PEACENICKY”, por um grupo de 14 crianças

03 de Maio, às 21h00
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

A Capital
Mesa Redonda sobre Liberdade de Informação

10 de Maio, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

Debate sobre Rafael Bordalo Pinheiro
com José-Augusto França, Ernesto Rodrigues e João d’Ávila

17 de Maio, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

Lançamento do livro de Conselheiro Rodrigues da Silva
Apresentado por Marcelo Rebello de Sousa

18 de Maio, das 15h00 às 18h00
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

Exposição de Pintura de Manuela Pinheiro
Patente até 31 de Maio


18 de Maio, às 19h00
CiberChiado, Largo do Picadeiro

Inauguração da Exposição
“D. Fernando de Almeida – As voltas de uma vida”
Patente das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, até 3 de Junho

20 de Maio, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

XXI Sonetos de Amor
Autor: Fernando Tavares Rodrigues
Comentadora: Manuela Dâmaso
Declamador: António Tinoco
Compositor e cantor: José Campos e Sousa
Guitarra Portuguesa: Bernardo Albuquerque Couto


Apoio: 

26 de Maio, das 10h00 às 20h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

ENCONTRO – DEBATE
O ENSINO DA MÚSICA EM PORTUGAL, HOJE
ESTUDAR, ENSINAR, CRESCER COM A MÚSICA


Programa <<

30 de Maio, às 18h00
Sala Sofia de Mello Breyner, Rua António Maria Cardoso, 68 – 1º

“Turismo – Espelho do MosaicoCultural Indonésio”
Conferência da ALIAC, proferida pela Drª Maria Manuel Bandeira das Neves


Selamat Datang di Indonesia!  Bem vindos à Indonésia!


Repositório de inesgotáveis maravilhas naturais e históricas, ponto de encontro de dois oceanos e do comércio entre o Oriente e o Ocidente, a Indonésia surge-nos como única e extraordinária colecção de povos, culturas e espectaculares paisagens. 


Com mais de 210 milhões de habitantes e centenas de grupos étnicos falando mais de 350 línguas diferentes, este arquipélago, a que os navegantes de antanho chamaram ‘Ilhas das Especiarias’, mantém, ainda hoje, um verdadeiro caleidoscópio de expressões culturais, constituindo um dos destinos turísticos mais gratificante do mundo.


Foram os navegantes e viajantes portugueses quem, no início do século XVI, estabeleceu os primeiros contactos de Europeus com estes povos insulares, extasiando-se com os seus já então concorridos portos e cosmopolitas cidades, onde se comerciavam produtos preciosos e mercadorias exóticas destas míticas ilhas, e onde socializaram mercadores e marinheiros, religiosos e guerreiros asiáticos, árabes e europeus, permutando conhecimentos, valores e experiências mil.  


Testemunhos desta passagem portuguesa pelas ilhas do arquipélago indonésio encontram-se ainda hoje em edifícios, arte sacra, cantares e danças populares, e mesmo em vocábulos que fazem parte integrante da língua indonésia moderna. 



J U N H O / 2005

04 de Junho, das 09h30 às 18h00
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

ARTES DO ESPECTÁCULO – Regressão, Estruturação, Liberdade Artística
Encontro sobre “As Artes do Espectáculo e o Serviço Público”

       Consulte o Programa <<

07 de Junho, às 11h00
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

 

16 a 30 de Junho, das 15h00 às 18h00
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

“PINTORES DE DOMINGO” – Exposição de Pintura de Sofia Guedes
Inauguração dia 16 às 18h00

Sofia Guedes


 


Frequentou a escola de artes de Chelsea, Londres, entre os anos de 76-77


Estudou durante o ano lectivo de 85/86 aulas de desenho e pintura com o Prof. Lima de Freitas, no I.A.D.E.


Frequentou aulas de desenho lecionadas pelo Prof. Palma Carlos no ano de 1991.


Frequentou entre 95/99 o atelier do mestre e pintor Luís Guimarães, onde aperfeiçoou a técnica de pintura a óleo.


 


Utiliza a técnica de óleo sobre tela, e a sua paleta é viva, identificando muito as cores e a luz de Portugal.


 


Segundo o pintor João José de Souza Araújo, é uma pintora de expressões mais do que feições.


 


Exposições:


Participou na exposição colectiva pela Vida, na Casa de Leilões -Silva’s -1997 Participou na exposição colectiva do Presépio na Cidade – 2000


Expôs na Adega de Colares, na Exposição pela Vida – 2002


A sua pintura tem servido para capas de guiões.


Desenhou o 1º logótipo da Associação Ajuda de Berço

28 de Junho, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar

CICLO DE COLÓQUIOS
Gaudium et Spes
Revisitação 40 anos depois


5º > A Expansão da Cultura
Emília Nadal
Jorge Barreto Xavier
Pedro Sena-Lino


Entrada livre.



Rua Castilho, 61 – 2º Dto. 1250-068 Lisboa
Tel. 21 386 19 52
Fax 21 386  20 88
E-mail: centroreflexaocrista@oninet.pt
BLOG: http://www.centroreflexaocrista.blogspot.com

Subscreva a nossa newsletter