MORREU ADMINISTRADOR DA CULTURGEST
ENG. MANUEL JOSÉ VAZ
O presidente da administração da Culturgest, Manuel José Vaz, faleceu domingo aos 79 anos, vítima de doença prolongada, disse hoje à agência Lusa fonte do organismo.
Manuel José Vaz, natural de Espinho e engenheiro civil de formação, presidiu à Culturgest desde 1992, o início de actividade deste organismo da Caixa Geral de Depósitos.
Antes de chegar à Culturgest, Manuel José Vaz foi administrador do Teatro Nacional de São Carlos entre 1988 e 1991.
A par da actividade na área da cultura, Manuel José Vaz foi director-geral e inspector-geral do Ministério da Habitação.
O funeral do antigo administrador realizou-se hoje para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Miguel Lobo Antunes dedica o editorial da programação da Culturgest de Abril-Junho a Manuel José Vaz, que descreve como “a referência e o exemplo” da instituição, pela “cultura vastíssima, o seu gosto pelas artes, pela expressão contemporânea da criatividade, a sua juventude”.
“Parece difícil que a vida na Culturgest, que a vida da Culturgest, continue sem ele”, escreveu o programador.
Com a morte de Manuel José Vaz, à frente da administração da Culturgest ficará Miguel Lobo Antunes, actualmente vice-presidente e responsável pela programação cultural, disse a mesma fonte.
Miguel Lobo Antunes deverá ficar no cargo até à transição oficial da Culturgest de sociedade anónima para fundação, que será presidida por António Maldonado Gonelha.
A data de transição ainda não foi definida.
Lisboa, 10 Mar (Lusa)
O Centro Nacional de Cultura presta-lhe aqui uma última homenagem.