Destaque

Mário Ruivo faria 94 anos

No dia 3 de março, data do nascimento de Mário Ruivo, recordamos o homem de ciência e cultura, que foi sócio e dirigente do Centro Nacional de Cultura

Biólogo, oceanógrafo, ativista da Cultura Científica era o português com maior prestígio internacional nos domínios que cultivou. Na FAO e na UNESCO ganhou uma experiência ímpar – tendo sido o grande impulsionador e animador do Ano Internacional dos Oceanos (1998), cinco séculos depois da chegada de Vasco da Gama à Índia, da Expo 98, que teve os Oceanos como tema e da Comissão Independente das Nações Unidas para os Oceanos.
[saiba mais aqui]

Navio de Investigação MÁRIO RUIVO

O navio de investigação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de cara lavada, entre instalação de mais equipamentos científicos e novo nome – Mário Ruivo.

O Navio inicialmente construído como navio de defesa e salvamento submarino foi convertido em 2013, pela Hays Ships, como navio de investigação e “survey”. Na conversão foram modificadas e construídas acomodações segundo as normas da Maritime Labour Convention, e adicionados um sistema de posicionamento dinâmico (DP), aparelhos de força, gruas e pórticos, bem como compressores para sistemas de sísmica de reflexão, tornando-o um navio particularmente orientado para operações de geofísica e operações com veículos remotos. Desde a conversão tem operado a uma escala global. Em 2014 navegou no ártico russo, no mar do norte, no Atlântico e no Mediterrâneo.

Na configuração atual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos. Também irá permitir operações de pesca de arrasto, construção de um laboratório seco e um túnel de congelação.

A cerimónia de lançamento das missões oceanográficas do Navio de investigação Mário Ruivo, programada para 17 de novembro de 2020, foi adiada por terem sido detectados casos de Covid-19 em alguns elementos da tripulação no navio.

Subscreva a nossa newsletter