Na apresentação do número especial, o Vol. 12.1. dedicado ao comediógrafo português, participarão os editores do volume, Juan Carrasco e Luísa Leal, os coordenadores do número, Silvina Pereira e Santiago Pérez Isasi, o escritor Fernando Dacosta e a Presidente do CNC, Dra. Maria Calado.
Na origem deste número monográfico está o Colóquio Internacional que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 28 e 29 de maio de 2015. Apresenta-se agora um conjunto de artigos científicos de grande valor assinados por: Vítor Aguiar e Silva; Rita Marnoto; Armando Nascimento Rosa; Maria Luísa Oliveira Resende; María del Rosario Martínez Navarro; Silvina Pereira, Santiago Pérez Isasi; Antonio Bernat Vistarini e John Cull e também testemunhos de personalidades como Pedro Caldeira Cabral, Fernando Dacosta e Guilherme d’Oliveira Martins.
Este número da Limite faz eco das Comemorações do V Centenário do comediógrafo, em cujo âmbito se realizou, para além do referido Colóquio, uma exposição na Biblioteca Nacional de Portugal. Essa mesma exposição foi trazida a Cáceres e apresentada por Silvina Pereira no dia 3 de Abril de 2019, que também proferiu uma conferência intitulada “Lope, leitor de Jorge Ferreira de Vasconcelos” com organização da Universidad de Extremadura e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Clássicos).
Para além do valor científico deste número da LIMITE, destacamos outras dinâmicas culturais desenvolvidas: uma conferência e exposição na Facultad de Filosofía y Letras, da Universidad de Cáceres, e uma leitura dramatizada de uma cena da Comedia Aulegrafia, pelo ator Júlio Martín e dois alunos da Escuela Superior de Arte Dramático.