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JOVEM CIDADÃO 2005


O projecto “Jovem Cidadão” tem por pano de fundo a educação para a cidadania; os ateliers “Cidadania e Sustentabilidade na Escola” surgem no contexto da componente de sensibilização ambiental. Tratam-se de três ateliers temáticos, que abordam questões generalistas relativas ao desenvolvimento sustentável, à preservação ambiental e sobretudo ao papel que cada um pode, e deve ter, na promoção da qualidade de vida pessoal e colectiva. Cada atelier aborda um determinado tema, mas os três ateliers estão relacionados entre si, possuindo uma ordem lógica, pelo que deverão ser frequentados pelos mesmos grupos. Entre os ateliers serão entregues aos alunos outros materiais, onde podem encontrar outras actividades de carácter mais lúdico, com os objectivos de por um lado reforçar a aprendizagem e acções dos ateliers e por outro disponibilizar e/ou completar a informação relativa aos diferentes temas abordados. Ao longo dos vários ateliers e actividades tentaremos sensibilizar os mais novos para os problemas com que nos deparamos, propor formas de os resolver e estimular a reflexão pessoal sobre o que cada jovem pode fazer para a construção de um futuro comum.


Este projecto culminará com a participação dos alunos numa actividade de restauro e/ou melhoramento de uma estrutura de uso comum, para que possam ter a oportunidade de pôr em prática aquilo que aprenderam, mostrando assim a viabilidade de tudo o que foi dito ao longo dos ateliers e estimulando a tomada de consciência da importância e responsabilidade que cada um tem neste processo.


Os ateliers “Cidadania e Sustentabilidade na Escola” que se irão realizar no ano lectivo de 2004/2005 são direccionados para a população escolar do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Nesta edição do projecto é nossa intenção testar o projecto com este público, sendo que o objectivo a médio prazo será estender a abrangência das acções (com as devidas alterações e ajustamentos) a outros ciclos de estudo, prevendo-se a sua posterior implementação no 1º ciclo e no ensino secundário. O projecto deverá envolver toda a comunidade escolar, nomeadamente os alunos, os docentes, os auxiliares de acção educativa, o corpo administrativo, os pais dos alunos e todos aqueles que quiserem colaborar (autarquias, organizações locais, empresas, entre outras).


Os ateliers “Cidadania e Sustentabilidade na Escola” são três acções pontuais, relacionadas entre si e que se orientam por objectivos comuns. Estas três acções acontecerão em momentos distintos e são intercaladas por actividades que reforçam os conhecimentos adquiridos em cada sessão e que sistematizam a informação abordada ao longo dos trabalhos. Estas actividades estão estruturadas de modo a fazerem sentido quer para os frequentadores dos ateliers, quer para os jovens que contactam pela primeira vez com esta temática. O uso das actividades enquanto recurso ficará dependente do critério das instituições e dos docentes envolvidos: podem ser recurso em actividades extra-curriculares não formais (grupo de ambiente, outros grupos organizados), em actividades curriculares (se for possível a integração dos conteúdos), ou mesmo em situações educativas informais (em casa, com os colegas). Apresentaremos de seguida cada atelier em particular, descrevendo os seus objectivos, assim como resumiremos a actividade correspondente que surgirá na sua sequência.

ATELIER E ACTIVIDADE “O MUNDO EM QUE VIVEMOS”
Este atelier marca o início de todas as actividades inerentes a este ciclo de acções. Como tal, trata-se sobretudo de um atelier introdutório, onde tentaremos sensibilizar os jovens para a necessidade de preservar activamente o nosso meio envolvente, motivá-los para a sua participação no projecto e introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável. Faremos um breve jogo de apresentação para favorecermos a confiança entre os formadores e os jovens, será preenchido um documento onde os alunos expressam os seus comportamentos e atitudes actuais perante o meio (diagnóstico individual que terá feed-back no final dos ateliers) e apresentaremos algumas imagens polémicas que suscitem o debate. A actividade que surge na sequência do atelier “O Mundo em que Vivemos” disponibilizará mais informação relativa ao conceito de desenvolvimento sustentável, nomeadamente a sua definição, os seus elementos mais significativos e um instrumento que facilitará a detecção de problemas do quotidiano, para estimular a sensibilidade dos mais novos para as questões ambientais que o circundam.


ATELIER E ACTIVIDADE “O MEU PAPEL”
Este será o segundo atelier, onde iremos referenciar situações diárias em que o ambiente é prejudicado. Estas situações abordam diversos elementos e factores relativos ao meio circundante: a energia, os transportes, a água, o ruído, a biodiversidade e os resíduos. Neste último tema insistiremos na política dos 3R`s. O atelier “O Meu Papel” parte do relato de um dia na vida de uma criança comum, parecida com os próprios dos alunos, onde se descrevem os procedimentos diários: o consumo de energia, a gestão da água, o uso de resíduos, etc. Os próprios alunos são convidados a “refazerem” a história, já com a discussão e sugestão de resolução para cada problema identificado como tal. Deste modo pretende-se que os alunos reflictam sobre os seus próprios comportamentos, mas também que participem activamente na procura de soluções e alternativas viáveis. As actividades complementares apresentam e sistematizam informações mais detalhadas sobre os vários elementos a ter em conta tendo em vista o desenvolvimento sustentável, realçam a importância e descrevem a política dos 3R`s e reforça os procedimentos de separação inerentes à reciclagem. Nesta actividade pode-se encontrar ainda várias actividades de carácter lúdico que reforçam a informação recebida.


ATELIER E ACTIVIDADE “UM, DOIS, TRÊS…ACÇÃO!”
O terceiro e último atelier é o exercício final que congrega os diferentes conhecimentos abordados: cidadania, sustentabilidade e ambiente. Trata-se da simulação de uma situação que poderia ser real, com características viáveis no contexto de vida dos alunos que participam neste projecto. Nesta situação estarão em causa os interesses de várias personagens que colidem entre si, gerando tenção. Aos alunos caberá a função de resolver este conflito, auscultando todas as partes e encontrando a melhor solução possível. Os alunos terão de se colocar no lugar de diferentes personagens e assumir a opinião de terceiros, mesmo não concordando integralmente com o seu ponto de vista. Pretende-se deste modo estimular a capacidade de argumentação dos alunos, e, sobretudo, desenvolver a capacidade de empatia e de análise dos diferentes pontos de vista. A situação carece de uma compreensão holística e completa onde não existem soluções perfeitas, tal como na vida real. A terceira actividade segue-se ao terceiro atelier, e pretende sobretudo completar a informação relativa ao exercício da cidadania. Os alunos terão acesso a uma listagem de entidades que poderão ser úteis no futuro, em situações de risco para o meio ambiente, assim como, sugerimos formas de operacionalizar a vontade de participação activa dos jovens.



Escola EB 2,3 Gonçalves Crespo (Pontinha)


“O Mundo em que Vivemos”

Clube do Ambiente/1º Grupo (misto) – 14 de Março às 13h30

Clube do Ambiente/2º Grupo (misto) – 16 de Março às 12h45

“O Meu papel”

Clube do Ambiente/1º grupo – 18 de Abril às 13h30

Clube do Ambiente/2º grupo – 20 de Abril às 12h45

“Um, Dois, Três, … Acção” 

Clube do Ambiente/1º grupo – 16 de Maio às 13h30

Clube do Ambiente/2º grupo – 18 de Maio às 12h45

Escola EB 2,3 Nuno Gonçalves (Penha França)


“O Mundo em que Vivemos” 

1º grupo/5º ano – 13 de Abril às 12h00

2º grupo/6º ano – 12 13 de Abril às 13h00

3º grupo/3º ciclo – 10 13 de Abril às 14h00

“O Meu papel”

1º grupo/5º ano – 4 de Maio às 12h00

2º grupo/6º ano – 4 de Maio às 13h00

3º grupo/3º ciclo – 4 de Maio às 14h00

“Um, Dois, Três, … Acção”  

1º grupo/5º ano – 25 de Maio às 12h00

2º grupo/6º ano – 25 de Maio às 13h00

3º grupo/3º ciclo – 25 de Maio às 14h00

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