JORNAL FALADO
O Património Arquitectónico e a Reabilitação Urbana – 20 de Maio, 18h30, na galeria Fernando Pessoa.
O Património Arquitectónico e a Reabilitação Urbana estarão em destaque, em colaboração com o GECorPA – Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico.
A Convenção-Quadro do Conselho da Europa sobre o valor do património cultural para a sociedade foi assinada em Outubro de 2005, em Faro. Lembrando as responsabilidades individuais e colectivas face ao património cultural, a convenção aponta o contributo que este pode trazer ao desenvolvimento humano e à promoção da diversidade cultural, desde que, enquanto recurso, seja usado de forma sustentável.(…)
Os monumentos e outras construções históricas (…) constituem uma das parcelas mais relevantes do património cultural e talvez aquela que coloca os mais graves e onerosos problemas de conservação. Um edifício histórico é, ao mesmo tempo, uma construção e um bem cultural.
As intervenções que o envolvam devem atender, simultaneamente, a uma e outra destas vertentes” – Vítor Cóias, Presidente do GECoRPA.
Participarão neste debate o Presidente do Centro Nacional de Cultura, o Presidente do GECoRPA, e arquitectos e urbanistas convidados.