Isabel Laginhas nasceu em Lisboa em 1942. Formou-se em Pintura pela Escola de Artes Decorativas António Arroio e pela Escola de Belas Artes de Lisboa. Frequentou também o Curso Estudo da Cor, organizado pelo I.N.I., e foi professora de desenho na Escola Francisco Arruda e de Tapeçaria na Escola de Artes Decorativas António Arroio.
Entre 1974 e 1977 pertenceu à Comissão Etária dos Espetáculos. No âmbito da investigação em tapeçaria moderna, à qual se dedicou desde 1970, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos de 1976, 1977, 1982 e 1991.
Ao longo do seu percurso artístico, recebeu vários prémios e realizou várias exposições em Portugal e no estrangeiro. Ilustrou vários livros infantis, de poesia e contos e desenhou figurinos para teatro. As suas obras evoluíram de um pendor neofigurativo para o abstracionismo geométrico.
A pedagogia das artes e a pesquisa das formas e das cores constituíram a linha de criação da artista, cuja obra se singulariza por uma grande exigência e por uma coerência – que liga uma compreensão da modernidade com a busca permanente de caminhos que integrem tradição, crítica e renovação.
ISABEL LAGINHAS (1942-2018)
O CNC homenageia a artista, a pedagoga, a cidadã!
23 Julho, 2018
|