No próximo dia 10 de Abril pelas 21horas, decorre na Sala Fernando Pesoa do Centro Nacional de Cultura o lançamento do CD “Vilancicos do séc. XVI canções Ibéricas ao Menino e à Virgem”, do grupo de música antiga IL DOLCIMELO. O CD será apresentado pelo maestro Paulo Brandão.
IL DOLCIMELO é constituído por músicos profissionais, estudantes, cantores e coralistas com particular interesse pelo Renascimento. Tem como objectivos recriar e divulgar as sonoridades musicais do passado com rigor histórico – tanto no que se refere a repertório e interpretação, como na utilização de cópias de instrumentos da época – não descurando que o seu trabalho se destina aos ouvintes do século XXI.
Criado em 1993 para responder a uma solicitação da Comissão dos Descobrimentos, por ocasião do seu décimo aniversário incorporou um pequeno conjunto de cantores, passando a abordar o repertório de maneira mais rica e variada e criando um novo conceito de concerto – em estreita articulação com poesia, teatro ou crónicas dos autores portugueses da época – nomeadamente com os programas Amor é fogo que arde… / canções de amor do século XVI e Vilancicos de Natal do século XVI / canções ibéricas ao Menino e à Virgem.
Em termos internacionais destaca-se a participação no Festival Internacional de Música de Galícia com a apresentação do programa Jardim das Delícias: música italiana de c.1600 no Salón Teatro de Santiago de Compostela (Julho/2005), e no XXIII Festival Ibérico de Música em Badajoz (Maio/2006) com o trabalho intitulado Viagem na Nau do Tempo composto por repertório de meados do século XVI.