Foi assinado o Memorando de Entendimento para a criação do Hub Europa Nostra do Património Cultural em Lisboa, uma parceria entre o Centro Nacional de Cultura, a Câmara Municipal de Lisboa e a Europa Nostra.
O novo Hub do Património Cultural em Lisboa junta-se aos já estabelecidos em Cracóvia (Polónia) e Atenas (Grécia), estando em curso um terceiro em Nicósia (Chipre). Estes hubs regionais desempenham um papel fundamental no apoio ao trabalho do European Heritage Hub para a promoção dos objetivos da tripla transformação – verde, digital e social.
A escolha de Lisboa como local para este Hub é estratégica, refletindo o seu estatuto como uma das cidades multiculturais mais antigas da Europa, celebrada pelo seu património rico e diversificado.
Além disso, a presença do Europa Nostra Heritage Hub reforçará o papel de Lisboa na área do património cultural internacional, promovendo sinergias mais fortes entre os setores público, local e não governamental e a sociedade civil para a gestão, promoção e preservação do Património Cultural.
Mais detalhes em breve.
Fique atento!
O Memorando de entendimento para o estabelecimento do Hub Europa Nostra do Património Cultural em Lisboa, firmado entre a Europa Nostra, o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa, parceiros que contribuem para o projeto Hub Europeu do Património, assenta na interligação entre património e os vetores da tripla transformação da sociedade contemporânea – climática, digital e social -, incluindo a perspetiva da inovação. Visa reforçar as atividades da Europa Nostra em Lisboa e garantir a máxima visibilidade da cidade como laboratório do património cultural nas atividades estratégicas da Europa Nostra.
Considerando a importância de Lisboa enquanto uma das cidades europeias mais antigas e multiculturais, desde sempre reconhecida pela riqueza e diversidade do seu património, será um importante contributo para o fortalecimento do papel da Cidade de Lisboa na área do património cultural internacional, e reforçará as sinergias entre o sector público, local, o setor não governamental e a sociedade civil para a gestão, promoção e preservação do património cultural.
O Hub Europa Nostra do Património Cultural em Lisboa estará operacional desde 18 de abril de 2024, por um período de três anos, prorrogável.