HERCULANO 200 ANOS DEPOIS
AS COMEMORAÇÕES PROMOVIDAS PELA APE
PROSSEGUEM NO AUDITÓRIO DO MONTEPIO
COM DEBATE SOBRE MUTUALISMO
No ano do Bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano, que nasceu a 28 de Março de 1810, a Associação Portuguesa de Escritores, preservando o direito à memória, está evocar esta grande e destacada figura da Cultura Portuguesa.
No auditório do Montepio, Rua do Ouro, em Lisboa, no próximo dia 4 de Outubro, pelas 18H00, vai ter lugar o debate “Herculano – Dois Séculos de Mutualismo”, que assinala o reinicio do ciclo “Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, e contará com as intervenções de António Valdemar, Guilherme de Oliveira Martins e Vítor Melícias.
A temática do Mutualismo é um pretexto para uma viagem ao século XIX, tão marcado pelo triunfo das ideias liberais onde a solidariedade teve em Prodhom um dos seus paladinos. Em Portugal, Alexandre Herculano é também um dos defensores do Mutualismo tendo contribuído para a fundação da primeira caixa mutualista.
Coordenada pelo escritor Luís Machado, esta manifestação cultural, promovida pela Associação Portuguesa de Escritores, integra um ciclo de palestras, com debates e uma mesa-redonda, visando destacar o pensamento e a grandeza de um Homem que foi um combatente da Liberdade. Liberal e justo, a intervenção política e social de Alexandre Herculano revela-nos, para além de um singular exemplo de fidelidade a ideais e valores, uma dimensão ética rara na nossa vida pública do século XIX.
Este ciclo conta ainda com a participação de João Alves Dias e José Manuel Mendes, que nos irão revelar também outras facetas do homem e do escritor, abordando temáticas como: a maçonaria, a literatura e a cidadania. As sessões seguinte estão calendarizadas para 12 de Outubro, 18H30 (Grémio Lusitano, Bairro Alto), 19 de Outubro, 18H30 (Centro Nacional de Cultura). A encerrar o programa (26 de Outubro, 19H30, no café Martinho da Arcada) uma mesa-redonda com Diogo Freitas do Amaral, Eduardo Lourenço e Guilherme de Oliveira Martins, moderada por António Valdemar, José Manuel Mendes e Luís Machado.
O autor da História de Portugal destacou-se como impulsionador de ideários ao serviço da Liberdade, Fraternidade e Igualdade. Combatendo a injustiça e lutando pelos direitos do cidadão, Alexandre Herculano denunciou as fraquezas e as misérias de um Portugal oitocentista.
Recorde-se que a vasta obra literária de Herculano, que foi considerado, juntamente com Garrett, o introdutor do Romantismo em Portugal, vai muito para além da narrativa histórica, abraçando vários géneros que passam pelo romance, teatro, poesia e ensaio.
“Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, que tem o patrocínio do Montepio Geral, mereceu também o apoio do Ministério da Cultura, Direcção Regional de Cultura de Lisboa e do Vale do Tejo, Academia Nacional de Belas-Artes, Centro Nacional de Cultura, Diário de Notícias e Antena 1.
Todas as sessões têm entrada livre, à excepção da última, no café Martinho da Arcada, que é sujeita a marcação prévia, devido à limitada lotação da sala.
PROGRAMA
COORDENAÇÃO DE LUÍS MACHADO
Dia 4 de Outubro
HERCULANO – DOIS SÉCULOS DE MUTUALISMO
(Auditório do Montepio – Rua do Ouro) – 18H
António Valdemar, Guilherme de Oliveira Martins, Vítor Melícias
Dia 12 de Outubro
HERCULANO MAÇON
(Grémio Lusitano – Bairro Alto) – 18H30
João Alves Dias
Dia 19 de Outubro
HERCULANO NA LITERATURA PORTUGUESA E A DIMENSÃO
ÉTICA DO ESCRITOR
(Centro Nacional de Cultura – Chiado) – 18H30
José Manuel Mendes
Dia 26 de Outubro
A CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE ALEXANDRE HERCULANO
E O SEU CONTRIBUTO PARA A CIDADANIA
(Café Martinho da Arcada – Praça do Comércio) – 19H30
Diogo Freitas do Amaral, Eduardo Lourenço e Guilherme de Oliveira Martins
Moderadores: António Valdemar, José Manuel Mendes, Luís Machado
Associação Portuguesa de Escritores
Rua de São Domingos à Lapa, 17
1200-832 Lisboa
Telefone: 21 397 18 99 | Fax: 21 397 23 41
E-mail: a.p.escritores@mail.telepac.pt