Notícias

GUIA DA LISBOA INTERCULTURAL

No final do ano Europeu do Diálogo Intercultural, o CNC lançou o Guia da Lisboa Intercultural com o apoio do Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.

CENTRO NACIONAL DE CULTURA e ACIDI lançam
GUIA DA LISBOA INTERCULTURAL


No final do ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Centro Nacional de Cultura lançou o Guia da Lisboa Intercultural com o apoio  do Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI). 
A sessão de apresentação desta publicação teve lugar no dia 27 de Novembro na Sala Ogival do Castelo de São Jorge onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, a Alta-Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural, Dra. Rosário Farmhouse e  o Presidente do Centro Nacional de Cultura, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins.


Este roteiro deve ser assumido como um guia de auxílio à descoberta de uma metrópole cada vez mais marcada pela diversidade cultural e étnica, elementos que não podem deixar de ser interpretados como boas notícias para a cidade de Lisboa, uma vez que, historicamente, a caracterizaram nos seus momentos de apogeu. Contudo, e porque a convivência também se aprende, esperamos que este Guia possa dar uma contribuição para o conhecimento mútuo dos grupos que fazem de Lisboa a sua casa e, também, que estimule o processo de interacção entre estes, afinal dois fundamentos da interculturalidade.


Com textos de José Luís de Matos, Jorge Malheiros e Ângela Colaço, e fotografia de Cristina de Menezes Reis, este guia começa por abordar uma perspectiva histórica de gentes e culturas na construção da cidade, passando em seguida à diversidade cultural na Lisboa contemporânea, em que a componente informativa é dada de uma forma extremamente aliciante e sugestiva.


Sabores e Lazeres, Discotecas, Saúde e Bem-estar estão naturalmente presentes nos roteiros temáticos que dão informação sobre talhos e mercearias chinesas, indianas e do leste, terapias orientais, astrologia africana, instituições religiosas búlgaras, ucranianas ou alemãs entre outras, não descurando a importância do associativismo.


Os guias terão distribuição gratuita, da responsabilidade do ACIDI.


 

Subscreva a nossa newsletter