FALECEU TERESA AMBRÓSIO
Nascida em 1936, licenciada em Físico-Químicas e doutorada em Ciências da Educação, foi professora auxiliar da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação na mesma Universidade. Foi Presidente do Conselho Nacional de Educação.
O Centro Nacional de Cultura, que teve o privilégio de contar com a colaboração de Teresa Ambrósio em inúmeros projectos ligados à educação e também ao pensamento de Edgar Morin, presta-lhe aqui uma última sentida homenagem.
“Teresa Ambrósio é uma das grandes referências do pensamento educativo em Portugal nos últimos 30 anos. A ela se deve por exemplo, a introdução na Constituição, do direito e da Liberdade de Educar e Aprender e do fim da ideia de que o ensino privado era meramente subsidiário.
Como Presidente do CNE teve um papel decisivo na afirmação do principio da exigência e da qualificação, bem como da aprendizagem como pedra angular da educação permanente e do desenvolvimento.
Como amiga de Edgar Morin foi uma lutadora pelo reconhecimento da importância da complexidade no fortalecimento das relações entre educação, Cultura, e Ciência.
Com o seu desaparecimento fica um vazio impossível de preencher.”
Guilherme d’Oliveira Martins