Inauguração da Exposição de Pintura de Maria Hjelmeland
“Nah ist Und schwer zu fassen”
Recepção oferecida pela Real Embaixada da Noruega em Portugal, com a presença da artista.
Maria Hjelmeland nascida em 1976 em Bergen, Noruega.
Embora ainda numa fase inicial, é de referir que a carreira de Maria Hjelmeland é caracterizada por uma notável energia e determinação que se manifestam num compromisso de trabalho associado a um forte desejo de independência artística. Trabalhando principalmente fora do seu país, conseguiu o reconhecimento internacional, apresentando exposições dos seus trabalhos subordinadas ao seu próprio design e escolha.
“Descrevê-las é reiterar a sua diversidade e invenção. Das quinze pinturas que vi, emergem sete estilos abstractos distintos e originais. E não é o surgimento de mera precocidade – cada uma delas revela uma resolução madura. É através da sua discrição que o sentido nos é revelado. São acima de tudo visuais, ricas em cores e diversos materiais utilizados. Nem sempre grandes, têm no entanto uma insistência física imediata, corroborada pela segurança do manuseamento dos materiais. É através deste toque – em oposição a qualquer consistência estilística – que a assinatura da artista e a personalidade da obra se manifestam. Numa obra sem título deste ano, a pintura fragmenta-se, escorre, torna-se impulsiva, movimenta-se, engrossa. Um vermelhão saturado faz um corte arrojado num conjunto de tons suaves e galga as margens regulares de uma poça resinosa. Uma folha A3 de um papel de arroz cor de laranja luminiscente está amachucada, dobrada, rasgada e incorporada na própria tinta, enquanto que a tela propriamente dita está dobrada, marcada e perfurada com grandes recortes de tela de novo cosidos e apostos na superfície. E como numa coda, uma banda de fita cola ocre limita o quadro cinco centímetros antes do fundo.”
Excerto retirado do artigo “Unforeseen Ahead-The Recent Paintings of Maria Hjelmeland”,
NY Arts, número de Julho-Agosto, 2004
A exposição “Nah ist Und schwer zu fassen” é a segunda exposição individual de Hjemeland em 2005. É realizada com a colaboração da Real Embaixada da Noruega em Lisboa e está integrada no programa para Portugal do Centésimo Aniversário da Noruega. Para mais informações sobre outros eventos comemorativos do aniversário em Portugal, contactar a Embaixada (www.noruega.org.pt ; emb.lisbon@mfa.no; telef: +351 213 015 344).
Esta Exposição conta também com o apoio de: Governo Civil de Sogn og Fjordane (Noruega), Câmara Municipal de Gaular (Noruega), Conselho de Produtos do Mar da Noruega e Centro Nacional de Cultura, Lisboa.
Inaugura dia 31 de Março, Quinta-Feira, às 18h30
Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro nº 10 – 1º Andar
Patente até 21 de Abril, entre as 15h00 e as 18h00