Uma viagem maravilhosa…
ao saber e à inteligência.
1ª Convidada
Prof.ª Doutora Maria Manuel Mota
Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular
Presidente da Associação ‘Viver a Ciência’
Bolseira do Conselho Europeu de Investigação (1.500.000 €)
Prémio Pessoa 2013
Moderador
Virgílio Azevedo (jornalista de ciência e redator principal do semanário ‘Expresso’)
Presença livre, limitada à lotação do espaço
É já no próximo dia 20 de outubro, terça-feira, às 17h30, no Auditório do EP, que a bióloga Maria Manuel Mota vai inaugurar a série mensal de conversas com cientistas “Encontros com a Ciência”, moderada por Virgílio Azevedo, redator principal do semanário Expresso.
Maria Manuel Mota é diretora executiva do Instituto de Medicina Molecular (iMM), um dos maiores centros de investigação do país, que está integrado no Centro Académico de Medicina de Lisboa (Cidade Universitária). Tem sido pioneira mundial na investigação da malária (paludismo), uma doença com um enorme impacto global, porque metade da população do planeta está em risco de ser infetada, 200 milhões de pessoas são atingidas todos os anos e 600 mil acabam por morrer com doença, sobretudo crianças.
A bióloga de 44 anos, que se doutorou no University College London (Reino Unido) e foi investigadora no New York University Medical Center (EUA), já conquistou duas bolsas milionárias do Conselho Europeu de Investigação e foi a vencedora do Prémio Pessoa 2013, o mais prestigiado prémio atribuído em Portugal a personalidades que se distinguem no campo das ciências, das letras e das artes.
A investigação do seu laboratório tem estado focada nas interações complexas entre os parasitas da malária e os seus hospedeiros e o seu conhecimento profundo deverá permitir o desenvolvimento de uma vacina com elevada eficácia. A Organização Mundial de Saúde quer erradicar a doença em 35 países até 2035.
Próximos convidados:
Entretanto, os “Encontros com a Ciência” irão prosseguir no dia 24 de novembro com Henrique Leitão, historiador de ciência, investigador e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Prémio Pessoa 2014. E no dia 15 de dezembro com João Corte-Real, decano dos climatologistas portugueses, investigador e professor catedrático da Universidade de Évora e um dos fundadores do CIICLAA, centro de investigação do clima em África com sede em Cabo Verde.