Notícias

ENCONTRO LUSÓFONO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL

De 30 de Abril a 8 de Maio, a Câmara Municipal da Trofa, através do Pelouro da Cultura organiza no concelho o I Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil, contando com a presença de vários escritores, representantes dos oito países lusófonos.

ENCONTRO LUSÓFONO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL


De 30 de Abril a 8 de Maio, a Câmara Municipal da Trofa, através do Pelouro da Cultura organiza no concelho o I Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil. Vários escritores, representantes dos oito países lusófonos, deslocam-se à Trofa para sessões de promoção da literatura em língua portuguesa, através da apresentação das suas obras. Ana Maria Machado (Brasil), que já vendeu mais de 18 milhões de livros, – prémio Hans Christian Andersen, considerado o Prémio Nobel da literatura infantil mundial – , Alice Vieira (Portugal), Ondjaki (Angola) e Olinda Beja (S. Tomé e Príncipe) estão entre os escritores convidados para estes encontros que pretendem dar a conhecer o papel do livro infanto-juvenil na Lusofonia. A Câmara Municipal da Trofa faz assim a promoção de obras em língua portuguesa, dando a conhecer aos alunos do Concelho escritores e livros que não fazem parte do programa curricular oficial.


Esta iniciativa será dirigida ao público das escolas do município mas também ao público adulto com uma programação cultural paralela. A Trofa será assim palco de concertos, exposições de artes plásticas e artesanato, mostra gastronómica, conversas com escritores e criadores lusófonos, assumindo-se desta forma, durante uma semana, como a capital da lusofonia 2005.


Durante toda a semana, vários encontros literários marcarão este Encontro com programação para as escolas mas também para o público em geral. Os encontros literários integram diferentes painéis de debate com a presença dos escritores convidados. No dia 5 de Maio o tema do debate será “Eu, autor, me confesso…” moderado por Sara Reis da Silva. No dia seguinte, moderado por José António Gomes, será altura para discutir a unidade, diversidade e os diálogos da literatura infanto-juvenil lusófona . A 7 de Maio, com moderação de Rui Marques Veloso, decorrerá o painel dedicado aos mitos, crenças e as fábulas na literatura lusófona. Paralelamente, realizar-se-á  o lançamento do último livro de Eugénio Roda com ilustrações de Gémeo  Luís.


Música, teatro, exposições e pintura – A abertura oficial do evento, a 30 de Abril, faz-se com a apresentação solene de todos os países de língua oficial portuguesa representados neste Encontro. A inauguração da V Feira do Livro da Trofa terá lugar também neste dia que será marcado por exposições de artes plásticas e artesanato, bem como por uma mostra gastronómica organizada pelo restaurante da Embaixada de Angola – Palanca Negra. A música dos Angolanos African Voices abrilhantará o programa para este dia. No dia seguinte (1 de Maio) a cultura brasileira estará em destaque, com exibições de samba, forró e capoeira. De destacar também a programação para o dia 5 de Maio, em que José Amaral apresentará cantares de Timor. No dia seguinte sobe ao palco o grupo de Teatro Angolano “Serpente” para interpretar a peça “El Instante”, de Júlio César Alfonso. Dia 7 de Maio destaque para a música e danças tradicionais da Guiné-Bissau tendo como protagonistas os Netos de N’Gumbé. Posteriormente será a vez da cultura Moçambicana merecer destaque, através da música de Costa Neto com a participação dos Meninos Cantores do Município da Trofa.


O concelho da Trofa será igualmente visitado, durante esta iniciativa, por vários pintores lusófonos, nomeadamente, João Freire e Jorge Gumbe de Angola; Gilvan Samico e Gianine Todelo do Brasil; Leão Lopes e Bela Duarte de Cabo Verde; Lilison Cordeiro da Guiné-Bissau; Malangatana e Chichorro de Moçambique; José Paiva de Portugal; Ismael Sequeira e Yolanda Esteves de São Tomé e Príncipe; e Paula Santos de Timor. Várias obras destes artistas estarão expostas para que possam ser conhecidas e apreciadas pela população trofense e por todos os visitantes que se desloquem ao concelho durante o evento.


A iniciativa da realização deste Encontro surge no seguimento do trabalho que a Câmara Municipal da Trofa tem vindo a desenvolver junto da população mais jovem do Concelho em relação à sua educação e socialização, nomeadamente a realização de um concurso literário infanto-juvenil nacional que já vai na IV edição. Neste sentido, este I Encontro pretende criar e desenvolver hábitos de leitura nos mais jovens, fomentando o interesse por diferentes escritores. Outro dos objectivos deste evento é o envolvimento de todos os munícipes numa acção de promoção turística e cultural do Concelho, desenvolvendo o estreitamento de relações culturais com os países Lusófonos.


Entidades envolvidas – No sentido de unir e optimizar sinergias para a realização deste evento, a Câmara Municipal da Trofa estabeleceu contactos com diferentes entidades, de forma a reunir apoios e patrocínios. A autarquia conta com o apoio de Embaixadas, Delegação Norte do MC, da Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil entre outros. Relativamente a instituições privadas, algumas empresas irão igualmente patrocinar este evento. De resto esta iniciativa conta já com o Alto Patrocínio da Presidência da República.


Toda a população do concelho está convidada a participar deste Encontro que pretende ser uma iniciativa para repetir anualmente. Com uma programação diversificada, a Câmara Municipal da Trofa convida igualmente todos quantos desejem conhecer mais profundamente a cultura dos diferentes países que têm como elo de ligação a língua portuguesa.


PROGRAMA 


Dia 30 de Abril


21h00 – Abertura Oficial
Grupo Percurtir (Portugal)
Apresentação Oficial de todos os Países
Inauguração: V Feira do Livro da Trofa | Exposições de Artes Plásticas, Artesanato e Fotografia | Mostra Gastronómica (restaurante da Embaixada de Angola – Palanca Negra)
Concerto African Voices (Angola) – Espirituais Negros, Corais Africanos Tradicionais e Religiosos


Dia 1 de Maio


18h00 às 20h00 – Atelier e Exibição de Dança: Samba, Forró e Capoeira (Brasil)


Dia 2 de Maio


19h00 – Mostra de Vídeo Lusófono
21h00 – Agrupamento Vertical do Coronado e Covelas – Teatro de Sombras: Adaptação da obra “Gato Malhado e Andorinha Sinhá” de Jorge Amado
– Grupo de Capoeira da Trofa


Dia 3 de Maio


19h00 – Mostra de Vídeo Lusófono
21h00 – Agrupamento de Escolas do Castro – “A Menina Gotinha de Água” de Papiniano Carlos
– Grupo de Dança da Associação de Estudantes de S. Tomé e Príncipe


Dia 4 de Maio


19h00 – Mostra de Vídeo Lusófono
21h30 – Teatro Oficina (Portugal) “Queda dos Cutileiros” de Graeme Pulleyn


Dia 5 de Maio


19h00 – Mostra de Vídeo Lusófono
21h00 – Apresentação do Agrupamento de Escolas da Trofa
 – José Amaral – Cantares de Timor


Dia 6 de Maio 


19h00 – Mostra de Vídeo Lusófono
21h30 – Grupo de Teatro de Pesquisa “Serpente” (Angola) – “El Instante” de Júlio César Alfonso 


Dia 7 de Maio 


10h00 – 12h00 – Atelier de Música
21h30 – Netos do N’Gumbé – música e danças tradicionais da Guiné-Bissau com o N’Gumbé como instrumento principal


Dia 8 de Maio


16h00 – Exibição de Dança: Afro, Maculelê e Forró
21h00 – Costa Neto – música de Moçambique com a participação especial dos Meninos Cantores do Município da Trofa
Sessão de Encerramento 


ENCONTROS LITERÁRIOS


ALICE VIEIRA (PORTUGAL), ANA MARIA MACHADO (BRASIL), JOSÉ LUÍS TAVARES (CABO VERDE), LUÍS CARDOSO (TIMOR – LESTE), OLINDA BEJA (S. TOMÉ E PRÍNCIPE), ONDJAKI (ANGOLA)


Dia 2 de Maio  
Programa para as escolas
Sessões às 10h00 | 11h30 | 14h30 


Dia 3 de Maio
Programa para as escolas
Sessões às 10h00 | 11h30 | 14h30


Dia 4 de Maio
Programa para as escolas
Sessões às 10h00 | 11h30 | 14h30


Dia 5 de Maio


Programa para as escolas
Sessões às 10h00 | 11h30


15h00 – Painel/Debate: “Eu, autor, me confesso…” 
Autores: Alice Vieira, Ana Maria Machado, José Luís Tavares, Luís Cardoso, Olinda Beja, Ondjaki
Moderador: Sara Reis da Silva


17h00 – Apresentação do Livro “Imagem passa palavra” por José Paiva


Dia 6 de Maio


Programa para as escolas
Sessões às 10h00 | 11h30


15h00 – Painel/Debate: “Literatura infanto-juvenil lusófona: Unidade, diversidade, diálogos”
Autores: Ana Maria Machado, Olinda Beja, Ondjaki
Moderadores: José António Gomes / Maria Elisa Sousa


17h00 – Lançamento do Livro “Uma Rosa para Timor” por José António Gomes e Maria Elisa Sousa


Dia 7 de Maio


15h00 – Painel/Debate: “Mitos, crenças, fábulas nas literaturas infanto-juvenis em Língua Portuguesa” 
Autores: Alice Vieira, Luís Cardoso, Olinda Beja
Moderador: Rui Marques Veloso


17h00 – Lançamento do Livro “O quê que quem, notas de rodapé e corrimão” de Eugénio Roda com ilustrações de Gémeo Luís




Notas:


(1) Serão emitidos certificados de presença para os painéis/debates dos dias 5, 6, 7. 


(2) De acordo com ofício da DREN, os docentes deverão solicitar dispensa ao respectivo órgão de gestão, nos termos dos n.os 1 e 3 do Despacho Normativo n.º 185/92, de 8 de Outubro, justificada através do certificado de presença.


 


 

Subscreva a nossa newsletter