Notícias

Duarte Nuno Simões (1930-2021)

O Arquiteto Duarte Nuno Simões, ativo membro do Centro Nacional de Cultura e seu dirigente em diversas ocasiões deixou-nos.

Foi um dos mais importantes arquitetos da sua geração, demonstrando sempre uma grande atenção e sensibilidade para a cultura e as artes.

Com grande generosidade, correspondeu sempre às nossas solicitações – sendo um habitual participante nas nossas atividades.

As cerimónias fúnebres decorrem no dia 16 de setembro, a partir das 9h30 na Igreja do Campo Grande, celebrando-se missa às 14h, e cremação no Cemitério do Alto de São João às 16 horas.

Notas Biográficas

Tendo concluído a sua formatura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, iniciou atividade em escritório próprio em 1960, onde desenvolveu trabalhos de Planeamento Urbano, Arquitetura, Arquitetura de Interiores e Design Industrial.

Na atividade de arquiteto, foi distinguido com o Prémio Valmor, em 1989 (Moradias da Cooperativa Coociclo na Rua Professor Queiroz Veloso n.º 2-38 e Rua Professor Bento de Jesus Caraça, em co-autoria com Maria do Rosário Venade, Maria Teresa Madeira da Silva, Nuno da Silva Araújo Simões e Sérgio Almeida Rebelo) e com o Prémio INH de Promoção Privada em 2006 (Habitações a custo controlado, Gala, Freguesia de S. Pedro, Figueira da Foz, com Nuno Simões e Joana Barbosa).

Entre muitos outros, é autor ou co-autor dos projetos do Corpo de Anfiteatros da Universidade dos Açores em Ponta Delgada (Menção Honrosa no Concurso Público, com Nuno Simões, Sérgio Rebelo e Carla Garcia), das estações de Metro Rotunda 2 e de Cabo Ruivo e apresentou proposta para a Gare do Oriente com Nicholas Grimshaw.


O Centro Nacional de Cultura homenageia a sua memória
e apresenta à sua família sentidas condolências.

Subscreva a nossa newsletter