O Projeto DISQUIET foi lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, e parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.
Disquiet em Ponta Delgada
No próximo dia 24 de novembro às 18h30 terá lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, uma sessão com as escritoras Djaimilia Pereira de Almeida e Teolinda Gersão, no âmbito do programa Disquiet, organizado pelo Centro Nacional de Cultura. No dia seguinte, à mesma hora, ambas as escritoras estarão na livraria Solmar. Entrada livre.
13 Novembro, 2016
O Centro Nacional de Cultura associou-se a este projeto desde o início, em 2011, aceitando em 2016, pelo sexto ano consecutivo, ser parceiro para a vinda de um grupo de 90 escritores norte-americanos a Lisboa.
Durante os quinze dias do programa, é proporcionado ao grupo de escritores norte-americanos – consagrados ou apenas amadores – um contacto tão abrangente quanto possível com diferentes aspetos da cultura portuguesa, destacando naturalmente o literário, dando-lhes assim a oportunidade de conviver com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações, instituições ligadas à cultura portuguesa, etc. Os participantes incluem importantes escritores norte-americanos, alguns deles luso-descendentes.
O programa Disquiet regressa em 2017 entre 25 de junho e 7 de julho.
|