Nesta exposição as pessoas cegas podem “ver” enquanto as pessoas com visão são “cegas”, sendo uma oportunidade para “superar preconceitos, estereótipos, ignorância, evasão e insegurança”.
A acessibilidade é a possibilidade de fruição de um espaço que pode ser físico mas também do sentir, do saber e do conhecimento.
A acessibilidade é um conceito que se relaciona com os valores próprios de uma sociedade justa e evoluída.¹
O Mariano Gago ECSITE Award, prémio internacional que reconhece e distingue os projetos ligados à ciência e museus capazes de causar impacto junto da sociedade, foi criado pelo ECSITE em 2015, como homenagem ao professor e criador da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Mariano Gago, no ano em que este faleceu.
Dialogue in the Dark (Diálogo no escuro), a exposição em que os visitantes são guiados por pessoas cegas através de ambientes diários, concebida pela empresa Dialogue Social Enterprise, de Hamburgo (Alemanha), foi o projeto distinguido na categoria Sustainable Success (Sucesso Sustentável).
Esta exposição é uma oportunidade para “superar preconceitos, estereótipos, ignorância, evasão e insegurança”, explicou a organização do evento.
¹. FRAGOSO, Margarida (2011) – Acessibilidade e Desenvolvimento Humano . In Acessibilidade e Funcionalidade Humana. Lisboa, Fundação LIGA, p.12