Para encontrar um futuro viável para esses locais, a Europa Nostra, principal organização Europeia do património – representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura –, celebrou, em 2013, uma parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e lançou o programa “Os 7 mais ameaçados”.
O programa “Os 7 mais ameaçados” vem em auxílio de monumentos e sítios em perigo mobilizando, para o efeito, a sociedade civil e, ainda, parceiros públicos e privados. Não se trata de um programa de financiamento mas um intrumento catalizador da ação.
Esta iniciativa tem o apoio do programa “Europa Criativa” da União Europeia, no quadro do projeto de rede da Europa Nostra “Mainstreaming Heritage”.
Se conhece algum património importante que esteja em perigo – um monumento histórico, um sítio arqueológico, um lugar de culto, um complexo industrial, um parque histórico, um museu ou mesmo um bem imaterial – indique-o para o programa “Os 7 mais ameaçados” de 2018.
A lista final dos 7 sítios mais ameaçados na Europa será tornada pública em fevereiro de 2018, durante o Ano Europeu do Património Cultural.
As nomeações podem ser submetidas por Organizações Membro da Europa Nostra e ainda por instituições públicas e privadas reconhecidas no domínio do património situadas em países em que a Europa Nostra não esteja ainda representada.
Somente com a sua ajuda podemos salvar os tesouros do nosso património comum!
Data limite: 30 de junho de 2017