Sinopse do Livro
Especialistas de renome internacional discutem problemas decisivos para a existência e o seu sentido: entre outros, a situação religiosa do mundo atual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão. Um livro de crentes e não crentes para crentes e não crentes que tenham, em comum, o gosto pelo debate desassombrado.
Nesta obra, são tratados por especialistas de renome internacional, crentes e não crentes — ‘a existência de Deus é um assunto demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos crentes’, escreveu o filósofo Paul Clavier —, problemas decisivos para a existência e o seu sentido: a situação religiosa do mundo atual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, Deus no abalo da modernidade, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão, o silêncio de Deus, o Deus de Jesus para lá das suas imagens de Deus, a experiência mística do Mistério Último como matriz das religiões e da sua crítica.
Anselmo Borges, in Introdução
Do silêncio de Deus que nós criámos não virá nenhum socorro. É diante dele como Ausência suposta e Presença, agostinianamente mais interior a nós mesmos do que nós, que somos convocados para fazer prova de vida. E de vida eterna. A única que nos ajuda a suportar todas as ausências do que nesta vida nos foram, à maneira de Dante, reflexos de uma Luz mais clara que a do sol e das estrelas.
Autor(es)
ANSELMO BORGES (coord.) – Padre da Sociedade Missionária Portuguesa. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana, Roma, tem o Diplôme d’études approfondies (DEA) em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, é doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, sendo professor da Faculdade de Letras desta Universidade. Lecionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo. Faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade.
Eduardo Lourenço
Prefácio — Suicidário Ocidente
Deus ainda tem futuro?
As condições socioculturais da religião na ultramodernidade contemporânea
A ciência e o divino
Neurociência e espiritualidade
Natureza ou Criação? O novo ateísmo
A experiência moderna do silêncio de Deus: uma mudança hermenêutica necessária para o cristianismo
A exceção humana e Deus
O Deus do Oriente e o Deus do Ocidente: a transformação inter-religiosa da fé
O rosto feminino de Deus
O Deus de Jesus, mais além, para lá da sua imagem de Deus
Religião e ética: secularização da ética?
A teologia, a partir de «o Deus que cria por amor»
Unicidade de Deus, pluralidade de místicas
Debate :: 4 de dezembro, 18h30