Notícias

DEBATE :: FUTURO SEM DEUS?

Debate a decorrer no dia 4 de dezembro, pelas 18h30, no Centro Nacional de Cultura, por ocasião da publicação do livro “Deus Ainda Tem Futuro?”, do Pe. Anselmo Borges. Entrada livre.

O debate conta com as participações de Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura), Javier Monserrat (Universidade Autónoma de Madrid), Miguel Oliveira da Silva (Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida) e Anselmo Borges (Universidade de Coimbra).

Sinopse do Livro
Especialistas de renome internacional discutem problemas decisivos para a existência e o seu sentido: entre outros, a situação religiosa do mundo atual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão. Um livro de crentes e não crentes para crentes e não crentes que tenham, em comum, o gosto pelo debate desassombrado.

Nesta obra, são tratados por especialistas de renome internacional, crentes e não crentes — ‘a existência de Deus é um assunto demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos crentes’, escreveu o filósofo Paul Clavier —, problemas decisivos para a existência e o seu sentido: a situação religiosa do mundo atual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, Deus no abalo da modernidade, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão, o silêncio de Deus, o Deus de Jesus para lá das suas imagens de Deus, a experiência mística do Mistério Último como matriz das religiões e da sua crítica.

Anselmo Borges, in Introdução

Do silêncio de Deus que nós criámos não virá nenhum socorro. É diante dele como Ausência suposta e Presença, agostinianamente mais interior a nós mesmos do que nós, que somos convocados para fazer prova de vida. E de vida eterna. A única que nos ajuda a suportar todas as ausências do que nesta vida nos foram, à maneira de Dante, reflexos de uma Luz mais clara que a do sol e das estrelas.

 
Eduardo Lourenço, in Prefácio

Autor(es)

ANSELMO BORGES (coord.) – Padre da Sociedade Missionária Portuguesa. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana, Roma, tem o Diplôme d’études approfondies (DEA) em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, é doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, sendo professor da Faculdade de Letras desta Universidade. Lecionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo. Faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade.
Tem diversas obras publicadas, como Janela do (In)visível (3 edições), Janela do (In)finito (2 edições), Religião e Diálogo Inter-Religioso (2 edições), Corpo e Transcendência (2 edições), Deus e o Sentido da Existência (3 edições), Quem Foi, Quem É Jesus Cristo? (Coord.) (4 edições), as duas últimas na Gradiva. É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.
Autores

Eduardo Lourenço
Prefácio  — Suicidário Ocidente

 
Anselmo Borges
Deus ainda tem futuro?
 
Jean-Paul Willaime
As condições socioculturais da religião na ultramodernidade contemporânea
 
Carlos Fiolhais
A ciência e o divino
 
Miguel Castelo-Branco
Neurociência e espiritualidade
 
Leandro Sequeiros
Natureza ou Criação? O novo ateísmo
 
Javier Monserrat
A experiência moderna do silêncio de Deus: uma mudança hermenêutica necessária para o cristianismo
 
Paul Valadier
A exceção humana e Deus
 
Juan Masiá
O Deus do Oriente e o Deus do Ocidente: a transformação inter-religiosa da fé
 
Isabel Gómez-Acebo
O rosto feminino de Deus
 
José Arregi
O Deus de Jesus, mais além, para lá da sua imagem de Deus
 
Diego Gracia
Religião e ética: secularização da ética?
 
Andrés Torres Queiruga
A teologia, a partir de «o Deus que cria por amor»
 
José Ignacio González Faus
Unicidade de Deus, pluralidade de místicas

Debate :: 4 de dezembro, 18h30

Centro Nacional de Cultura
Rua António Maria Cardoso, 68, Lisboa
Entrada Livre
Subscreva a nossa newsletter