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CURSOS LIVRES: 2º Trimestre de 2006


2º Trimestre de 2006
 


I – AS GRANDES FORMAS DA HISTÓRIA DA MÚSICA


Este ano em que se comemoram os 250 anos de Mozart é tempo para reflectir sobre a música. Ouvir e pensar na arte musical é a forma de nos associarmos a esta efeméride e perceber que a obra de Mozart é apenas uma gota de água de tão imenso oceano dourado. Num desafio lúdico propomos como finalidade para este curso uma abordagem dos vários períodos da História da Música através da audição dos grandes géneros musicais. Trata-se de uma verdadeira viagem guiada ao universo da música erudita onde obras dos grandes compositores se cruzam com outras menos conhecidas permitindo um entendimento dos diversos estilos e linguagens que se desenvolveram desde a Idade Média até aos nossos dias.


1ª Sessão: AS GRANDES ÉPOCAS
Introdução às grandes épocas da História da Música Ocidental: Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo e Contemporaneidade. O cultivo dos grandes géneros musicais a estes períodos associados.


2ª Sessão: CONCERTO
As características dos concertos barroco, clássico e romântico. Distinção entre instrumentos antigos e modernos e respectivo enquadramento histórico e organológico. Comparação de sonoridades e identificação de instrumentos.


3ª Sessão: I / SINFONIA
Definição e estrutura da sinfonia. Suas origens e desenvolvimentos. A grande orquestra. Poema sinfónico.


4ª Sessão: II / SINFONIA
Os grandes sinfonistas: Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms, Mahler, Bruckner, Sibelius, Chostakovitch… Algumas comparações estilísticas.


5ª Sessão: MÚSICA VOCAL RELIGIOSA
O canto gregoriano, a missa, o motete, a cantata e a Paixão. O desenvolvimento da polifonia. Comparação de características estilístico-musicais da Idade Média, do Renascimento e do Barroco.


6ª Sessão: MÚSICA VOCAL PROFANA
Da canção trovadoresca ao lied passando pela chanson e pelo madrigal italiano. A grafia musical.
 
7ª Sessão: I / ÓPERA
Apresentação de alguns tipos de vozes. Definição sumária de conceitos musicais como melodia acompanhada, recitativo seco e acompanhado, ária, abertura, ópera séria, ópera buffa e oratória.


8ª Sessão: II / ÓPERA
Os grandes mitos da ópera: Orfeu de Monteverdi e Gluck, Don Giovanni de Mozart, Carmen de Bizet e Tristão e Isolda de Wagner, entre outros. Visionamento e contextualização de cenas cruciais de algumas destas óperas.


9ª Sessão: MÚSICA PARA TECLA E OUTRAS FORMAS DE MÚSICA DE CÂMARA
Fuga, Sonata, Variações, peças de carácter e Quarteto. Identificação de instrumentos de tecla: cravo, órgão, clavicórdio, pianoforte, piano moderno.


10ª Sessão: SUITE E BAILADO
A música de dança, suas origens e desenvolvimentos. Estrutura da Suite. Música para bailado.


11ª Sessão: I / CONTEMPORANEIDADE MUSICAL (SÉC XX E XXI)
A ruptura com o séc. XIX: contemporaneidade versus romantismo. O nacionalismo, o impressionismo, o atonalismo e o neoclassicismo.


12ª Sessão: II / CONTEMPORANEIDADE MUSICAL (SÉC XX E XXI)
Ainda as diferentes linguagens musicais representativas do séc. XX: o dodecafonismo, o serialismo, a música concreta, o aleatorismo, a música electrónica, o minimalismo, o jazz na música erudita e a música para cinema.


Coordenação: Teresa Castanheira
Horário: sextas-feiras, das 18h30 às 20h00
Duração: 12 sessões – início a 21 de Abril



II – A IDENTIDADE PORTUGUESA NO TEMPO E NO ESPAÇO DA GLOBALIZAÇÃO


A globalização económica e cultural da nossa época constitui aparentemente um perigo mortal para as culturas de âmbito regional forçadas a abdicar ou a partilhar espaços antigos que lhes pertenciam até há pouco tempo, com culturas “invasoras”. É o caso das que definem a identidade portuguesa, alicerçada num território, numa língua e num Estado que, desde pelo menos há oito séculos, organizam a identidade dos portugueses no contexto da Europa e do Mundo. No entanto os fenómenos relacionados com a globalização tornaram-nos, em vários domínios, muito mais próximos e isso reforçou substancialmente a identidade portuguesa que não está em vias de desaparecer.


1- A formação da Identidade Portuguesa: Tradição e (ou) Projecto. Global e Local: poder dos fluxos e poder da identidade.
2- A Geografia: Atlântico e Mediterrâneo, Portugal e os Algarves, a Cidade à beira mar e o “Portugal Profundo”.
3- Desenvolvimento da identidade do Território: a Lusitânia romana, espaço feudal da cruzada, espaço confessional e nacional da Expansão, interiorização do “nacionalismo”.
4- O papel do Estado na formação da identidade portuguesa. Religião, identidade e nacionalismo. “A minha pátria é a língua portuguesa”.
5- Papel das elites urbanas na formação histórica da identidade portuguesa. Características do espaço integrado da “aldeia global” portuguesa.
6- Portugal e as cinco (ou seis) nações da “região ibérica”. Portugal perde a “bolsa e a vida” quando se integra em Espanha e na Europa?


Coordenação: José Luís de Matos
Horário: quintas-feiras, das 18h30 às 20h00
Duração: 6 sessões – início a 4 de Maio



III – COZINHA JAPONESA


o Centro Nacional de Cultura vai realizar em colaboração com a Associação de Amizade Portugal Japão, no seu papel de entidade orientada para divulgação da cultura japonesa em Portugal, três sessões de cozinha caseira japonesa. Com estas sessões pretendemos proporcionar um espaço privilegiado para aprender a preparar alguns dos pratos cozinhados pelas famílias japonesas no seu dia a dia.
Estas sessões serão lideradas por membros da Associação de Amizade Portugal Japão: portuguesas com longas e profundas vivencias no Japão ou japonesas actualmente residentes no nosso País.
Cada sessão consistirá na confecção de um prato de cozinha japonesa seguido de almoço ( que serve para testar o sucesso dos pratos preparados por todos os participantes).


Coordenação: Associaçãode Amizade Portugal-Japão
Horário: sábados, das 11h às 14h00
Duração: 3 sessões – 6 de Maio / 24 de Junho / 30 de Setembro



Regras para marcação
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