I – Iniciação à Grafologia
Coordenação: Alberto Vaz da Silva
A análise da escrita permite ao grafólogo detectar o temperamento e o carácter à nascença (o “dado” freudiano), as reacções afectivas provocadas pela relação da criança com os pais até aos nove anos (o “vivido”) e o percurso até ao presente (o “adquirido”). São, assim, a essência da pessoa e a sua biografia que se inscrevem num simples manuscrito assinado. A grande originalidade da grafologia provém de a escrita, além de revelação do temperamento e do carácter, ser também uma projecção afectiva, uma linguagem simbólica do inconsciente que nela se exprime tão naturalmente como nos sonhos. A grafologia, enriquecida com a caractereologia e com as descobertas sobre o inconsciente, completada com a morfo-psicologia, será sem dúvida uma disciplina relevante na psicologia do século XXI.
Horário: terças-feiras – das 18h30 às 20h00
Duração: 14 sessões – início adiado para > 25 de Outubro
II – A Sociedade Global e os Confrontos de Civilizações
Coordenação: José Luís de Matos
A Humanidade parece condenada a viver tempos difíceis neste tempo em que se chocam as culturas e as civilizações. Os confrontos de civilizações são muito antigos e não surgiram nos nossos dias; cada uma delas tem uma identidade específica e exclusiva que reage a tudo o que pareça estranho ao seu universo particular. O que é novo, agora, é que as mudanças tecnológicas em curso provocaram a instantaneidade nos relacionamentos humanos tornando-nos vizinhos uns dos outros na “aldeia global”. O face a face provocou estranheza e crispações perigosas. Seria grave para a Humanidade que o choque da proximidade não pudesse vir a ser resolvido pela prática concreta da aceitação do “outro”, pelo encontro das culturas e das civilizações nas suas diversas formas. Para isso torna-se necessário conhecermo-nos a nós próprios, analisando previamente as bases sociais da “Civilização Ocidental” antes de nos dispormos ao êxodo espiritual que deve representar a compreensão realista dos contornos do Mundo e do nosso lugar específico na comunidade dos humanos.
1. Cultura e culturas. O que se entende por Civilização?
As análises de Toynbee, Spengler, Braudel e outros.
2. O Mediterrâneo e a Civilização Ocidental: a Cidade, o Helenismo, os Impérios.
3. O legado específico do Império Romano: Alto Império, Baixo Império, Império Bizantino.
4. Mundividências Clássicas: Filosofia e Direito, Paganismo e Cristianismo.
5. Europa Cristã e feudal do Mar do Norte ao Mediterrâneo. Europa nacional e colonial. União Europeia.
6. O Islão: Maomé e a Arábia. Expansão religiosa e comércio. Unidade e diversidade do Islão Moderno.
7. Os Eslavos: Os povos das estepes e Bizâncio. Kiev e Moscovo. A Rússia como potência Mundial. Recuperação civilizacional ou assimilação ao Ocidente?
8. A China como matriz de Civilizações. Territórios e Sociedades. Os Impérios. Confúcio. O “Despertar do Dragão”.
9. Culturas e Civilizações na Península do Industão. Religiões Indús e “reforma” Budista. O novo “Tigre Asiático”.
10. Japão. Imperialismo e comércio de uma Civilização Marítima. Shintoismo e Budismo. Japão “Antigo” e “Moderno”, o Japão de sempre. Para onde vai o Japão?
11. Outras Civilizações entre a afirmação identitária e a assimilação: civilizações asiáticas emergentes, África o “Continente Adormecido”, América Latina.
12. Onde está a Europa? Uma colonização económica e cultural abortada? “Europa fortaleza” ou “forum de Culturas”?
Horário: terças-feiras – das 18h30 às 20h00
Duração: 12 sessões – início a 18 de Outubro
III – Cuidar da Saúde: Técnicas Orientais
Coordenação: Zet Vaz Pinto
Este curso vai tratar das técnicas orientais para ter saúde que partiram da China, algumas mais de três séculos antes de Cristo.
Horário: quartas-feiras – das 18h30 às 20h00
Duração: 5 sessões – início a 2 de Novembro
Para mais informações/inscrições, contactar:
E-mail: alexandra.prista@cnc.pt ou Tel.: 21 346 67 22