Maio 2008
Museu Nacional de Arte Antiga
Galerias, gabinetes, colecções, museus, as designações não esgotam os diversos modos de reunir e perpetuar objectos artísticos, científicos ou de mero
deleite.
O que faz e para que serve o espírito coleccionador? Uma pergunta que obriga a pensar as motivações e sentidos que estão na origem do gosto, prazer e vício de coleccionar, de coligir e de incorporar, de reunir peças que se estimam e veneram, por contemplação, por imperativo de serviço público, ou mesmo e só por espírito de negócio.
As colecções desvendam e revelam coisas singulares, ou o propósito de tornar singular o que não existe desligado do seu conjunto. Fascinam e atraem pois são feitas a pensar no prazer que proporcionam tanto a quem as detém como a quem a elas acede.
Coleccionar. Conservar, estudar, expor, divulgar. Tarefas e actividades, deveres e procedimentos, olhares que preenchem o dia a dia de um museu. Olhares sobre si mesmo no contexto de uma cultura ou de um tempo, olhares para o outro, distante na geografia. Sempre à procura de melhor entender os objectos e os públicos que são a razão de ser do próprio museu.
27 Maio
TERÇA-FEIRA
Curso de formação em História de Arte
De 27 Maio a 8 Julho. 6 sessões às 3 feiras, às 18H00. Abertas as inscrições.
(programa disponível em cursoMNAA2008.pdf)
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa Tel: +351 213 912 800 Fax: +351 213 973 703
mnarteantiga@ipmuseus.pt www.mnarteantiga-ipmuseus.pt