Notícias

CURSO DE FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DE ARTE

no Museu Nacional de Arte Antiga

     Maio 2008
Museu Nacional de Arte Antiga


Galerias, gabinetes, colecções, museus, as designações não esgotam os diversos modos de reunir e perpetuar objectos artísticos, científicos ou de mero
deleite.


O que faz e para que serve o espírito coleccionador? Uma pergunta que obriga a pensar as motivações e sentidos que estão na origem do gosto, prazer e vício de coleccionar, de coligir e de incorporar, de reunir peças que se estimam e veneram, por contemplação, por imperativo de serviço público, ou mesmo e só por espírito de negócio.


As colecções desvendam e revelam coisas singulares, ou o propósito de tornar singular o que não existe desligado do seu conjunto. Fascinam e atraem pois são feitas a pensar no prazer que proporcionam tanto a quem as detém como a quem a elas acede.


Coleccionar. Conservar, estudar, expor, divulgar. Tarefas e actividades, deveres e procedimentos, olhares que preenchem o dia a dia de um museu. Olhares sobre si mesmo no contexto de uma cultura ou de um tempo, olhares para o outro, distante na geografia. Sempre à procura de melhor entender os objectos e os públicos que são a razão de ser do próprio museu.



27 Maio
TERÇA-FEIRA


Curso de formação em História de Arte
De 27 Maio a 8 Julho. 6 sessões às 3 feiras, às 18H00. Abertas as inscrições.
(programa disponível em cursoMNAA2008.pdf)


 


Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa Tel: +351 213 912 800 Fax: +351 213 973 703
mnarteantiga@ipmuseus.pt www.mnarteantiga-ipmuseus.pt

Subscreva a nossa newsletter