9 Junho 2006 | 18h00 | Galeria Fernando Pessoa do
Rua António Maria Cardoso, 68 (ao Chiado) – LISBOA
Lançamento do livro (1.) «CULTURA LIGHT», resultante da 9ª Mesa-redonda, realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos dias 22 e 23 de Abril de 2005. Departamento de Ciências e Técnicas do Património. Coordenador: Vitor Oliveira Jorge.
Lançamento do livro de poemas de Vitor Oliveira Jorge (2.) «LIVRO DE HORAS – Iluminado obliquamente», Chaves, ed. Tartaruga , com a presença do autor. (Ver outros livros de poesia de Vitor Oliveira Jorge no Campo das Letras).
« PERSPECTIVAS PARA UMA NOVA ESCOLA » de Carlos Araújo Alves, sobre os benefícios da Integração do Ensino Artístico na Escola e o aproveitamento do potencial do serviço público audiovisual como suporte curricular. Carlos Araújo Alves é autor do blogue Ideias Soltas
Para aquisição dos LIVROS dirigir-se:
1. Livro CULTURA LIGHT > Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Telefone: 226077172 dctp@letras.up.pt
2. Livro de Poemas > Editora Tartaruga: Dra. Manuela Morais, R. Damião de Góis, 76 – 7º hab.74 – 4050-221 PORTO
Capa: La Grand Place. Fotografia de Joaquim Hierro
“CULTURA LIGHT”
Livro resultante da 9ª Mesa-redonda de Primavera
Realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
nos dias 22 e 23 de Abril de 2005
Porto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Departamento de Ciências e Técnicas do Património
2005
Vítor Oliveira Jorge [Coordenador]
«CULTURA LIGHT»
Sumário do Livro – TEMAS E AUTORES
Preâmbulo, por Vítor Oliveira Jorge
Geoconservação e desenvolvimento sustentável, por Helena Couto & Alexandre Lourenço
Protecção patrimonial & desenvolvimento territorial, por Fernando Pau-Preto
O património, ou uma das fac(s)es da Insustentável Leveza do Ser?(!), por Ana Cristina Martins
O Patrimonio como responsabilidade, inversión e riqueza: contra o patrimonio light, por Blanca Garcia Fernandez-Albalat
Conservação Integrada – conceitos e desafios, por Lucília Belchior
O verbo da cultura light, por Salete da Ponte
Entre os vestígios do passado e as catedrais do presente, por Andreia Machado & António Machado
Scientific conferences: a new way of escape and tourism?, por Estella Weiss-Krejci
Espaços públicos e uso colectivo de espaços privados, por Miguel Silva Graça
Da idealização do património urbano à construção de um projecto social de salvaguarda e reabilitação, por Marluci Menezes
Heterotopia e cidades invisiveis – Uma polifonia cenográfica de espaços urbanos caóticos, por Fernando Matos Rodrigues
Que espaços habitamos? O conflito entre interesses individuais e colectivos (Resumo), por Teresa Sá Marques
Manifesto para uma cultura popular, por Álvaro Campelo
As literaturas orais e marginalizadas, por Carlos Nogueira
As primas portuguesas de Bridget Jones: ‘chick lit’ portuguesa, por Claire Williams
Espelho meu, espelho meu: o reflexo social da literatura light, por Maria da Graça Pereira
O Poeta / o Acto Criativo, por Eugénia de Vasconcellos
Pairando na blogoesfera: O blogue como forma de cultura “light”? (Resumo), por Daniela Kato
Jogos de mediação plural: em torno de algumas reconfigurações entre cultura e economia, por Helena Santos
A pele é coisa profunda?, por António Medeiros
Televisão “light” ou o anestésico pós-laboral, por Francisco Rui Cádima
O peso da arte. Sobre a presença do político na produção artística contemporânea, por Fernando José Pereira
“Urbi et Orbi” – criar mundos a partir dos lugares, por Hugo Monteiro
A criação do ‘Outro’ na Ccultura pós-moderna, por Maria Manuel Baptista
Hedonismo, turismo, cultura light: “fique bem” na era do “capitalismo desorganizado”, por Vítor Oliveira Jorge
Estará a Cultura Light definitivamente instalada no sistema ou apenas de passagem?, por Dulce Matos
Acompanhar com intelectuais, por Joel Costa
A consciente negligência do corpo, por Alice Valente Alves
A insustentável leveza de ser, por Luísa Venturini
Leve como a luz? (Resumo), por Pedro José Freitas Borges de Araújo
Objectos, técnicas, experiências. Problematizando a noção de “cultura material” – algumas notas, por Vítor Oliveira Jorge