CONSPIRAR A PAZ
21 de Setembro | 11h00
Dia Internacional da Paz
CNC – Sala Sophia de Mello Bryner
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Paz (21 de Setembro de 2006), a CAIS surge na rua com uma afirmação e um compromisso claro de Paz pela prática insubstituível e interminável do Diálogo entre pessoas e povos. O trabalho teve a colaboração altruísta de 3 personalidades pertencentes à Direcção do Forum Abraâmico de Portugal, de 15 jornalistas e 16 fotógrafos de relevo e bem conhecidos do público português, e de um professor catedrático.
Os seus diferentes contributos reflectem que a PAZ depende inevitavelmente do lugar que o Outro tem na nossa história, e com eles a CAIS relembra que dramas, como o da pobreza e exclusão, ou o da violência e da guerra, são sinais mais do que evidentes de que as nossas relações se regem ainda por um ilegítimo e vergonhoso sentido de verdade e propriedade.
Pelas 11h00 do dia 21 de Setembro, alguns destes arautos da PAZ irão encontrar-se, muito informalmente, no Centro Nacional de Cultura (Chiado – Lisboa) para darem ao compromisso uma vez mais assumido no espaço CAIS um cunho e uma visibilidade mais pública. São jornalistas, fotógrafos, académicos e membros de diferentes confissões religiosas, ligados a determinadas estruturas empresariais e outras, tantas vezes, no terreno, distantes argumentistas e acérrimos concorrentes uns dos outros. E a PAZ, que frequentemente desejamos para os outros, exige, antes de mais, que cada um a assuma e celebre entre próximos, ainda que na sua incompletude. Nesse momento, serão também feitas algumas breves declarações que culminarão no lançamento da revista CAIS de Setembro.
A Associação CAIS, com todos os seus colaboradores neste projecto, convida-o a estar activamente presente no Centro Nacional de Cultura, pela PAZ Mundial.
Colaboradores na produção da CAIS de Setembro 2006
Fórum Abraâmico de Portugal: Esther Mucznik, Peter Stilwell e Abdool Vakil;
Jornalistas: Dina Aguiar, Manuel Vilas-Boas, Paulo Dentinho, Cesário Borga, Helder Oliveira, Andrea Neves, Joaquim Franco, Aurélio Faria, Alexandra Borges, José Manuel Rosendo, António Sampaio, Arsénio Reis, Maria João Guimarães e Paulo Silva;
Fotógrafos: Alexandre Vaz, Hélder Ferreira, Angelo Lucas, Armando Ribeiro, José Manuel Bacelar, Paulo Freitas, Rui Xavier; Pauliana Valente Pimentel, Jorge Simão, Alfredo Cunha, Leonardo Negrão, Inácio Ludgero, António P. Ferreira, Jordi Burch, Artur Vicente e Luís Brás;
Professor: Viriato Soromenho-Marques.