CONCERTO DE AMADORES
ARIAS E ARIETTAS
11.03.2011 às 19h
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
Sala dos Fornos
PROGRAMA
Se tu m’ami, se sospiri ……………………………………..G. B. Pergolesi
Les fleurs me paraissent plus belles (Lakmé) ………………………L. Delibes
Sous le ciel… (Lakmé)………………………………………………. L. Delibes
Caro Nome (Gilda, Rigoletto) …………………………………………G. Verdi
Der Hölle Rache (Rainha da Noite, A Flauta Mágica)…………W. A. Mozart
Soprano: Mariana Alves Costa
Mariana Alves da Costa nasceu em Portugal, 1977. Mestrado em Ópera e Certificado em Performance-Ópera, pela Universidade Estatal de Nova Iorque, Purchase College School of the Arts, 2009. Licenciada em Ensino de Música – Canto – pela U. Aveiro, classe da Soprano Isabel Alcobia, 2006. Entre 2003/04 frequentou o programa Sócrates/Erasmus na Academia de Música de Cracóvia, Polónia. Mariana ganhou vários concursos regionais musicais Portugueses, como vocalista e compositora. Gravou o primeiro CD de originais, “O Castelo” em 2001 (Numérica). Ganhou o prémio Bolsa Jovens Criadores pelo CNC/IPJ em 2006/07. Recente performance: Rainha da Noite, em “A Flauta Mágica” de W.A.Mozart, pela OFB. Outras performances incluem: o Nelson A. Rockefeller Awards (Jessye Norman), no Millennium Broadway Hotel/The Hudson Theater, Manhattan-NY. Foi Artista Residente na New York Lyric Opera Theatre assim como Assistente do Director Artístico e da Directora da mesma companhia e faz parte do Estúdio de Ópera da Alissa Grimaldi, com quem estuda canto em Manhattan-Nova Iorque.
Pianista: Nicholas McNair
Possuidor de uma rara capacidade de improvisação, Nicholas McNair tem trabalhado em todas as áreas da musica clássica, como compositor, pianista, organista, musicólogo e professor. As suas obras foram encomendados através do Arts Council of Great Britain, British Council, RVW Trust etc.
Em colaboração com o maestro Sir John Eliot Gardiner desenvolveu um trabalho profundo sobre as principais óperas de Mozart e Beethoven. As suas edições daquelas óperas foram apresentadas em festivais internacionais, como os de Salzburgo, Amesterdão (Festival da Holanda), Londres (Concertos Promenade) e Nova Iorque (Festival do Lincoln Center), sendo posteriormente editadas pela Deutsche Grammophon/Archiv. Preparou a edição da ópera “Antigono” de Antonio Mazzoni (Lisboa 1755), que teve a sua estreia moderna no CCB em Janeiro de 2011 com a orquestra Divino Sospiro e um elenco internacional, dirigido pelo maestro Enrico Onofri. Também colaborou na montagem de muitas estreias de novas óperas, de compositores portugueses como Luís Tinoco, Vasco Mendonça, António Pinho Vargas, Luís Bragança Gil, etc.
Fotografia: Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929). Concerto de Amadores 1882