O CNC é a entidade titular dos Caminhos de Fátima e proprietária da respetiva marca e a CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo integra um conjunto de municípios – Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha – que pretendem desenvolver e sinalizar novos Caminhos.
Através do protocolo ora firmado, as entidades comprometem-se a colaborar no projeto Caminhos de Fátima, nomeadamente através da implementação de percursos, realizando os trabalhos de intervenção e sinalização no terreno, fazendo a gestão corrente da sua manutenção e promovendo a sua valorização, em parceria com os municípios envolvidos.
O Santuário de Fátima é um destino religioso e turístico muito relevante no contexto do Médio Tejo e a ampliação desta rede de itinerários religiosos e culturais proporcionará a peregrinos e caminhantes uma verdadeira “espiritualidade”, em ligação com a natureza e as vivências do território e das suas comunidades.
Os caminhos já existentes e aprovados pelo Centro Nacional de Cultura estão disponíveis no site www.caminhosdefatima.org.