Os Roteiros dos Caminhos de Fátima, são uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura desenvolvida no contexto do Programa Valorizar (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior), apoiado pelo Turismo de Portugal.
Os três Caminhos – Caminho do Tejo (entre Lisboa e o Santuário), Caminho da Nazaré (entre Nazaré e o Santuário) e Caminho do Norte (entre Valença e o Santuário) – têm por finalidade disponibilizar, de forma sistemática, ampla e gratuita, informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais.
Estão impressos em três línguas – Português, Inglês e Espanhol- e apresentam a cartografia associada a cada um dos caminhos bem como conteúdos descritivos sobre cada um dos itinerários.
No final de cada Roteiro há um conjunto de informações sobre o Santuário de Fátima, a que o Centro Nacional de Cultura está intimamente ligado desde a sua criação, que é apresentado como “um lugar emblemático onde a religião e a arte se entrelaçam”.
Cada Roteiro apresenta ainda uma descrição dos lugares mais emblemáticos do Santuário, desde as Basílicas à Capelinha, sem ignorar a simbologia de cada um destes espaços.
Os Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima. Proporcionam a quem os percorre uma verdadeira “espiritualidade”, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais.
Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.
Desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projeto e proprietária da respetiva marca), estes Caminhos são implementados em parceria com múltiplas instituições (autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas) e em articulação com o Santuário de Fátima, estando disponíveis no site www.caminhosdefatima.org.
Configuram-se como uma rede de itinerários religiosos e culturais no território, podendo articular-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional, como os Caminhos de Santiago ou as Rotas Marianas.
Atualmente, os Caminhos existentes são já utilizados por muitos peregrinos, maioritariamente nacionais, mas também estrangeiros. A dimensão espiritual e religiosa é predominante, mas também têm outras valências. São também utilizados por diversos públicos, com interesses e destinos específicos, sobretudo em troços que revestem de grande interesse cultural e paisagístico para caminhadas locais.
Caso pretenda obter um exemplar dos Roteiros dos Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo; Caminho da Nazaré; Caminho do Norte – pode dirigir-se à sede do Centro Nacional de Cultura (distribuição gratuita)
Morada: Rua António Maria Cardoso, 68, 1248-101 Lisboa
Horário: segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 18h00
Em todo o país, os roteiros serão amplamente distribuídos através das Entidades Regionais de Turismo: ERT Norte, ERT Centro e ERT Alentejo / Ribatejo, que, por sua vez, darão resposta aos pedidos institucionais dos municípios e aos pedidos individuais que surjam. Este processo de distribuição estará a funcionar a partir do próximo mês de outubro.
Poderá também obter estes roteiros em formato PDF no site caminhosdefatima.org
Disponibilizamos aqui o áudio completo da Conferência de Imprensa realizada no passado dia 12 de setembro, na Sala de Imprensa do Santuário de Fátima: