CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE HUMBERTO DELGADO
Assinala-se hoje o centenário do nascimento de Humberto Delgado. No dia em que faria cem anos, é lançado um livro sobre a faceta menos conhecida do “General sem medo”: a carreira na aeronáutica e de piloto da aviação civil.
Em 1945, Humberto Delgado fundou mesmo a TAP a pedido de Oliveira Salazar, 20 anos antes de ser assassinado pela polícia política da ditadura.
Humberto Delgado nasceu a 15 de Maio de 1906, em Boquilobo, Torres Novas. Em 1944 assumiu a direcção do secretariado de aviação civil. Um ano depois fundou a TAP a pedido de Salazar. Tornou-se num dissidente quando, em nome da oposição democrática, concorreu contra Américo Tomás na campanha presidencial de 1958.
Vítima de fraude eleitoral e perseguido, exilou-se no Brasil, onde preparou um plano para derrubar Salazar que falhou. Saíu do país e foi para a República da Argélia. Foi assassinado numa cilada da PIDE, na fronteira de Badajoz, em Fevereiro de 1965. O corpo de Delgado foi escondido no caminho de “Los Malos Pasos”, a cerca de sete quilómetros de Villanueva del Fresno.