Os Caminhos de Fátima, identificados e desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura desde 1996, têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para os peregrinos que a pé se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas de grande tráfego automóvel, em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação.
Pelo facto de a peregrinação a Fátima remontar à data das aparições (1917), os percursos mais utilizados pelos peregrinos são as estradas principais que, nessa época, tinham pouca frequência automóvel, mas vieram a tornar-se vias de intensa circulação. De um modo geral, estas vias rápidas são mais curtas, mas também mais perigosas e menos aptas a um ambiente de peregrinação.
Os Caminhos procuram contribuir para uma verdadeira “espiritualidade”, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais locais. Configuram-se como uma rede de itinerários religiosos e culturais no território, podendo articular-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional (Caminhos de Santiago, Rotas Marianas).
Implementados em parceria com múltiplas instituições e organismos (autarquias, associações, organismos públicos) e entidades diversas (civis e religiosas; nacionais e internacionais), fomentam a participação local e uma gestão de proximidade. Existe permanente articulação com o Santuário de Fátima desde o lançamento do projeto.
Atualmente, os Caminhos existentes são já utilizados por muitos peregrinos, maioritariamente nacionais, mas também estrangeiros. A dimensão espiritual e religiosa é predominante, mas também têm outras valências. São igualmente utilizados por diversos públicos, com interesses e destinos específicos, sobretudo em troços que se revestem de grande interesse cultural e paisagístico para caminhadas locais.
A criação e disponibilização de roteiros, que sirvam de base a todos, potencia esta atratividade e promove o conhecimento através de informação rigorosa e completa sobre estes Caminhos e sobre a paisagem, o património, a cultura e as vivências do território onde se inscrevem.
A elaboração e ampla disponibilização de Roteiros dos Caminhos de Fátima é a tarefa que o Centro Nacional Cultura está agora a desenvolver, no contexto do Programa Valorizar (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior), apoiado pelo Turismo de Portugal.
No âmbito de parcerias entre o Centro Nacional de Cultura, o Turismo de Portugal, os Municípios e as Entidades Regionais de Turismo, também está em curso a requalificação dos percursos e respetiva sinalética no território dos Caminhos.
Visite www.caminhosdefatima.org
As marcações dos Caminhos de Fátima contam com o apoio do Grupo CIN