Ao serviço da cultura portuguesa, do público em geral e dos seus bolseiros, o Centro Nacional de Cultura acaba de disponibilizar a plataforma Bolsa das Artes, que inclui informação sobre todos os artistas apoiados ao longo dos anos ao abrigo dos seus programas de bolsas.
Criada com o apoio do programa Garantir Cultura, Bolsa das Artes reúne informação sobre os bolseiros do CNC, ligando-os entre si, criando espaços de reflexão, de apresentação e de encontro e produzindo igualmente, nas nossas salas, iniciativas de apresentação e de divulgação dos seus projetos.
Bolsa das Artes assume-se, assim, como uma plataforma capaz de divulgar e de promover as atividades dos bolseiros do CNC, dar a conhecer biografias, sites e redes sociais de cada um, promovendo o intercâmbio entre artistas e criadores e a ligação ao público.
O Centro Nacional de Cultura tem, ao longo dos anos, no âmbito da cooperação com entidades públicas e o apoio de entidades privadas, gerido a atribuição de bolsas e apoios de formação e criação, designadamente as Bolsas Jovens Criadores e as Bolsas Criar Lusofonia. Trata-se de ações com efeitos reprodutivos na vida cultural portuguesa, o que fica bem evidente na longa e prestigiosa lista de bolseiros, onde se encontram os nomes mais significativos da jovem cultura portuguesa contemporânea.
É motivo de orgulho para o Centro manter contacto com os nossos bolseiros, que têm também participado generosamente em muitas iniciativas que temos levado a cabo.
A Bolsa das Artes é um novo modo de hospitalidade artística e cultural.
Visite em www.bolsadasartes.pt