LELLA
CUBERLI
(SOPRANO)
Biografia
Nascida nos EUA em Austin, Texas,
concluiu os seus estudos na Southern Methodist University de Dallas. Em Itália,
afirmou-se de forma brilhante nos mais importantes concursos internacionais,
tais como o da Accademia Chigiana di Siena, o “Giuseppe Verdi” de Parma, o
“Beniamino Gigli” de Macerata e o “Giacomo Lauri Volpi” de Peschiera del
Garda.
Em 1975 estreou-se na Hungria com
“Traviata”, dando início a uma intensa actividade internacional, que a levou a
estrear-se no Scala em “O Rapto do Serralho” de Mozart em 1978, impondo-se em
pouco tempo como especialista de Mozart e Haendel. Em 1976, com “Torvaldo e Dorliska” fez a primeira
aparição na Radio Televisione Italiana,
“Tancredo” no Festival della Valle d’Itria e “Um Turco em Italia” no San
Carlo de Napoles. Aprofundou a sua vocalidade belcantistica interpretando “Pia
de’ Tolomei” de Donizetti, “Norma” (Adalgisa) e “ Capuleti e Montecchi” de
Bellini.
Apresentou-se com grande sucesso na “Dama do Lago”, “Um Turco em Italia”,
“Viagem a Reims” e “Bianca e Falliero” (no Rossini Opera Festival de Pesaro), em
“Semiramide” e em ”Elisabetta regina d’Inghilterra” onde ganhou a fama de ser um
dos maiores sopranos rossinianos de hoje.
Em 1982
foi convidada pelo Carnegie Hall de Nova Iorque para cantar no “Tancredo” ao
lado de Marilyn Horne; em setembro de 1985 participou no Festival de Berlim com a “Missa
Solemnis” de Beethoven sob a direcção de Herbert von Karajan; em 1986 foi
chamada a Salsburgo para as “Bodas de Fígaro” de Mozart e interpreta (sob a
direcção de Herbert von Karajan) a “IX sinfonia” de Beethoven (de cuja execução
foi produzido um filme), a “Missa Solemnis” de Beethoven, o “Requiem” de Brahms
e uma nova produção de “Don
Giovanni”.
Contemporaneamente
dedicou-se a outros papéis que sublinharam a versatilidade do seu
talento: Lucia, Violetta, Desdemona, Mimì, Melisande, Anna Trulove em “Rake’s
Progress” de Stravinsky, etc.
O compositor Nino Rota escreveu para a
sua voz “Rabelaisiana”, para soprano e orchestra.
Em 1979 foi comercializada a sua primeira
gravação: “La Senna Festeggiante” de Vivaldi e, sucessivamente, “Tancredo” de
Rossini (Cossotto, Cuberli), “un Recital con árias belcantisticas”, “Barbiere di
Siviglia” de Paisiello, “Lucio Silla” de Mozart, outro “Tancredo” com
Marilyn Horne, “A Viagem a Reims”
dirigida por Claudio Abbado, a “Missa Solemnis” de
Beethoven dirigida por Herbert von Karajan, a “Grande Missa” de Mozart dirigida
por James Levine, “Rodelinda” de Haendel.
Saiu ainda a trilogia mozartiana dirigida por Daniel Baremboim,
compreendendo: “Così fan tutte”, “As Bodas de Fígaro”, “Don
Giovanni”.
Ultimamente estreou-se no Metropolitan de Nova Iorque e em Dallas com “Semiramide” (Horne, Merritt,
Ramey) no Convent Garden de Londres em “Guilherme Tell” (van Dam, Merritt), em
Madrid com “Anna
Bolena”.
Em
Florença cantou “Così fan tutte” e “As Bodas de Fígaro” sob a direcção do
Maestro Zubin Metha, em Vienna e Toquio nas “As Bodas de Fígaro”, na Opéra
Bastille de Paris nos “Contos de Hoffmann” (estreia) e “Viagem a Reims” dirigida por Abbado, em
Chicago “Otello” de Rossini e na Trilogia Mozart – Da Ponte dirigida por
Baremboim.
De prestigio, o Concerto rossiniano ao lado de Marilyn Horne realizado em
Barcelona para as Olimpíadas.
Em língua francesa saiu um livro
biográfico “Les Divas”.