Notícias

Arte Nova em Lisboa

ROTEIROS CNC / DIÁRIO ECONÓMICO


ARTE NOVA EM LISBOA


A Arte Nova em Portugal é ainda pouco conhecida e é urgente mostrá-la, no sentido de se conhecer melhor este estilo, e, também, com o propósito de salvaguardar exemplos que se encontram em risco de se perderem. Em Lisboa, ponto referencial deste roteiro do Centro Nacional de Cultura, iremos perceber que não basta, localizá-la no tempo e catalogá-la como mais uma corrente artística, é necessário revisitá-la, já que contém uma parte importante da história da cidade.
O propósito deste roteiro é também homenagear arquitectos portugueses e estrangeiros que dotaram a cidade de belos edifícios, sendo nomes como Ventura Terra, Norte Júnior, Adães Bermudes, Korrodi, Marques da Silva, alguns dos expoentes máximos, galardoados inclusivé, com prémios Valmor (distinção portuguesa para edifícios de valor artístico e arquitectónico).


Propomos um passeio pedestre pelos lugares referidos no roteiro e que descubra exemplos desta arte, que se encontram por vezes omissos à vista mais descuidada.


Edifício na Rua Saraiva de Carvalho/Rua Ferreira Borges, n.º1  – Projecto inicial do Arq. Korrodi, com quatro pisos, sendo de salientar a decoração da fachada, nomeadamente nos trabalhos de cantaria e nos gradeamentos das janelas com o seu painel de azulejos intitulado “A Tentadora”.


Neste caso encontra-se situada a Panificação de Campo de Ourique. O seu interior mostra colunas revestidas que sustentam vigas de ferro e azulejos de Rafael Bordalo Pinheiro; como elemento de ligação do edifício com a decoração, o autor escolheu a espiga, matéria prima alusiva à confecção do pão. De destacar na fachada o trabalho em ferro.


Garagem Auto Palace – Na Rua Andrade Corvo n.º 32, é um projecto de Vieillard & Touzet. Merecem especial destaque os vitrais com motivos relacionados com a actividade do edifício, complementados com arranjos florais.


Edifício na Rua Alexandre Herculano, n.º 57 – Distinguido com o prémio Valmor em 1903, é um projecto de autoria do Arq. Ventura Terra. A fachada de motivos policromos e em relevo é marcadamente Arte Nova, sendo de realçar o cuidado tratamento de todos os pormenores da construção.


Tabacaria Mónaco – No Largo D.Pedro IV (Rossio), possui azulejos da responsabilidade de Rafael Bordalo Pinheiro e pinturas de António Ramalho.


Animatógrafo do Rossio – Localizado na Rua dos Sapateiros n.º225/229, exemplo dos mais significativos dentro desta arte, apresenta entre outros motivos, entre as portas e o cacifo que serve de bilheteira, dois painéis de azulejos ornamentados com duas figuras femininas, com cabelos entrelaçados por motivos vegetalistas e segurando entre as mãos dois caules de plantas, rematadas por lâmpadas.


Leitaria “A Camponeza” – Na mesma rua do anterior exemplo, é possível identificar elementos desta arte na fachada do estabelecimento. Trata-se de uma construção de autoria do Arq. Domingos Pinto com revestimento em azulejos, azuis e brancos, da responsabilidade de Jorge Pinto. O painel representa na zona central uma minhota e nas zonas laterais, insectos e papoilas.

Subscreva a nossa newsletter