Dia 11 de abril (quinta-feira) às 18h30
no CNC – Galeria Fernando Pessoa
Entrada livre
Como se caracterizam as identidades religiosas em Portugal? O que persistiu e o que mudou com as alterações das formas tradicionais de vivência crente e a emergência de novas paisagens religiosas?
Apesar de 80% da população se autorrepresentar como católica, a sociedade portuguesa caminha, num ritmo proprio, para uma maior diversidade religiosa. Paradoxalmente, Fátima foi determinante para a transformação das religiosidades tradicionais.
O presente ensaio não propõe um atlas de grupos religiosos em Portugal. Convida, antes, à compreensão das atuais formas de crer e pertencer, a partir de três eixos de observação: destradicionalização, individualização, diversificação. Trata-se do retrato de uma mudança – da religiosidade do “Deus da nossa terra” às formas religiosas de um mundo globalizado.
A sessão de apresentação do livro será seguida de um debate entre o seu autor, o antropólogo e teólogo Alfredo Teixeira (Universidade Católica Portuguesa), e Frei Bento Domingues, com moderação do jornalista António Marujo.